Paulo Suaer
Jaraguá teve mais de 7 mil pessoas contra a ACBF, nas quartas de final da LNF.

A Liga Nacional de Futsal (LNF) 2024 chegou às semifinais com surpresas. A maior delas foi a queda do Joinville, vice da competição no ano passado e campeão da Taça Brasil neste ano. Quem passou foi o Umuarama, nono colocado na primeira fase e que busca o primeiro título da LNF em sua história.

Além da classificação do Umuarama, que ocorreu no domingo (10) com vitória em Joinville por 4 a 3 após o empate em casa em 1 a 1, as quartas da LNF tiveram outros “pontos altos”. Ou, no caso dos gaúchos, “pontos baixos”.

A representante do Rio Grande do Sul que restava no campeonato, a ACBF, caiu para o Jaraguá com duas derrotas — 3 a 1 em Carlos Barbosa, e 4 a 2 em Jaraguá do Sul, no sábado (10). No total, 7.656 pessoas assistiram ao jogo na Arena Jaraguá, o que seria o recorde de público do futsal brasileiro nesta temporada, conforme apontado pelo próprio clube.

Com os resultados, o Jaraguá segue vivo na busca pelo pentacampeonato. Se for campeão nesta temporada, iguala o número de títulos da ACBF, que é a maior vencedora da LNF. O Pato, paranaense que avançou às semifinais após duas vitórias diante do São Lourenço, busca a terceira taça da Liga.

Em busca da conquista inédita da LNF, o Praia Clube, de Uberlândia, chegou às semifinais depois de eliminar o Santo André com o placar somado de 10 a 3 e com o artilheiro desta edição da LNF: o pivô Gilvan Ferreira. São 25 gols em 27 jogos disputados. O jogador tem 24 anos e, até 2023, atuava pelo Esporte Futuro, do Paraná.

Nenhum dos times que foi às semifinais em 2023 repetiu o feito neste ano. Na temporada anterior, as quatro melhores equipes foram Atlântico, Joinville, Magnus e Cascavel.

Gaúchos 

Atual campeão da LNF, o Atlântico foi eliminado das oitavas de final, para o Santo André, em outra grande surpresa de 2024. Já a Assoeva parou na primeira fase, com uma campanha de 23ª colocação — a penúltima entre os 24 times.

Semifinais da Liga Nacional de Futsal 2024

Jaraguá x Pato

Praia Clube x Umuarama