Willian, goleiro da Seleção Brasileira, foi eleito nesta segunda-feira (10) o Melhor Goleiro do Mundo de 2023. O prêmio foi concedido pela revista Futsal Planet. A conquista representa o auge de uma carreira repleta de desafios e conquistas. Entre os finalistas estavam outros brasileiros: Matheus, quando jogava pelo Cascavel (PR), Carlos Eduardo (Jaén Paraíso Interior FS, da Espanha); Léo Higuita (Kairat Almaty, do Cazaquistão); e Luan Muller (Mallorca Palma Futsal, da Espanha). Assista AQUI a entrevista completa.
Em uma entrevista exclusiva à CBF TV, Willian Dorn comemorou a notícia e disse ser a conclusão de um “grande ciclo” em sua carreira. “Defendi a equipe do Jec/Krona Futsal de Joinville por 11 anos, e a despedida da equipe foi muito difícil. Me transferi para o futsal russo porque trouxe novas experiências e emoções”, comentou. Ele destacou que, apesar de já ter figurado entre os três melhores do mundo em outras edições, ficou surpreso com a sua primeira vitória na categoria.
“Fico feliz de receber esse prêmio e poder estar representando a Seleção Brasileira numa Copa do Mundo junto com o Guitta, que já foi o melhor do mundo nessa lista. E o Roncaglio, que também já esteve várias vezes na lista. Então, eu fico muito feliz”, declara.
Trajetória
A trajetória de Willian no futsal é marcada por uma evolução impressionante. Começou no esporte inspirado por um tio. “Eu comecei a jogar futsal porque meu tio me levava aos treinos. No início, não era muito bom como jogador de linha e acabei indo para o gol”, revela. A dedicação e o suporte da família foram cruciais para sua evolução e sucesso no futsal.
Willian se tornou ídolo no Joinville, clube que defendeu por 11 anos. Com a Seleção Braisleira, viveu momentos marcantes da sua carreira. A primeira convocação para a seleção Sub-20 em 2014 e o título de campeão sul-americano foram momentos decisivos. Além disso, a convocação para a Copa do Mundo na Lituânia e a vitória na Copa das Nações, em Sorocaba, destacam-se como experiências inesquecíveis.
“A convocação pra Copa do Mundo na Lituânia foi algo espetacular. Um sonho enorme que foi realizado, mas jogando mesmo, eu acho que sentindo aquela emoção de estar dentro da quadra, de ter a responsabilidade de estar nas minhas mãos assim, foi na Copa das Nações, onde foi também na cidade de Sorocaba”.
Copa do Mundo no Uzbequistão
O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futsal dia 14 contra Cuba. A delegação chegou em Tashkent no dia 04, onde começou a preparação. Além dos treinos, a Seleção fez dois amistosos preparatórios contra o Uzbequistão. Venceu o primeiro jogo por 9 a 2 e o segundo por 5 a 2. Willian enfatizou a importância da preparação e da mentalidade para enfrentar a alta competitividade no futsal mundial. “O futsal está cada vez mais competitivo. A preparação física e mental é crucial para enfrentar os desafios”, destacou.
Em sua segunda Copa do Mundo, o atleta garante que essa reta final de preparação para a Copa do Mundo pode fazer muita diferença. “Vamos fazer todo o trabalho valer a pena, fazer o dia valer a pena”, afirma.