Ufa! Talvez essa seja a interjeição que melhor expresse o significado da oitava rodada da LNF 2022 para duas equipes em particular. Isso porque Pato e Taubaté conseguiram importantes resultados que renovam o fôlego para a sequência do campeonato onde até agora o desempenho não agrada.
Antes de entrar em quadra na última semana o Pato sabia da pressão do momento. Quatro jogos seguidos sem vencer na competição e o adversário justamente o maior rival, o Marreco sob a pressão de não decepcionar a torcida dentro de casa no Clássico das Penas. E os três pontos vieram nos instantes finais, graças a Sinoê.

Sinoê decidiu o clássico das penas a favor do Pato. Foto: João Rizello
“Sabíamos que seria importante depois de algumas derrotas para dar um algo a mais na LNF. Também porque a campanha não está como a gente imagina. No clássico fizemos uma boa partida e conseguimos vencer no finalzinho. Isso certamente vai dar um ânimo maior para a equipe até o restante da competição”, afirma o pivô.
Situação mais incômoda vivia o Tubarão. Em sete jogos era o único time sem vencer até então. Pois a vitória veio em casa sobre o Campo Mourão por 5 a 2, ultrapassando o adversário e deixando a lanterna para o Taubaté novamente. O resultado tirou um peso das costas dos jogadores.
“Sem dúvida, porque traz confiança. A gente vinha jogando bem criando oportunidades mas as coisas não estavam se convertendo. A gente sabia que no momento certo iria vencer. Temos plena confiança que essa vitória vai nos dar credibilidade para o jogo contra o Joinville fora de casa. Estamos crescendo com o novo trabalho do treinador e um novo sistema de jogo. Estamos ganhando corpo para buscar melhores resultados”, garante o pivô Júlio.

Júlio é uma das lideranças do Tubarão que busca recuperação na LNF. Foto: João Duarte
Enquanto o Taubaté respira depois da primeira vitória, o Pato ocupa a última posição dentre os 16 classificados. A fase eliminatória está distante, por isso o experiente Sinoê sabe que há muito o que melhorar na equipe bicampeã da LNF.
“Nosso plantel foi montado para brigar lá em cima. Tivemos alguns tropeços e estamos trabalhando para tentar subir mais na tabela e por isso é importante vencer o Umuarama”, projeta. Um pouco mais abaixo com três pontos a menos, o Tubarão também mantém a cautela.
“Trabalhar jogo após jogo sem escolher adversário. A LNF é muito equilibrada com jogos difíceis independente da posição do adversário na tabela. Mas temos que focar na nossa equipe individual e coletivamente que estamos evoluindo”, encerra Júlio.
As duas equipes voltam à quadra na nona rodada neste fim de semana. Na sexta-feira, o Tubarão visita o mordido Joinville depois de perder a liderança e a invencibilidade; e o Pato, no mesmo dia um pouco mais tarde, mede forças fora de casa contra o Umuarama. Ambos os jogos com transmissão ao vivo da LNFTV.