Os próximos anos serão emblemáticos na história da LNF. Isso porque, conforme decisão de todos os Franqueados em Assembleia, a competição passará a ter acesso e descenso. Em 2025 começa a ser disputada a Liga de Acesso, competição que será o caminho técnico para a LNF, o campeonato de futsal mais equilibrado e disputado no mundo.

Edson Castro
Cascavel e Atlântico fazem a semifinal da LNF mrJack.bet 2023

No final do ano que vem, a LNF passará a ser composta por 20 equipes. As edições de 2023 e 2024 contabilizam a pontuação que determinará os quatro times que jogarão a Liga de Acesso em 2025. Eles se juntarão há equipes interessadas/convidadas. Até o momento, dez equipes, representando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso manifestaram interesse em participar da nova competição. Para mais informações sobre como participar e receber o caderno de encargos, basta enviar e-mail para: [email protected].

A partir de 2025, ano da primeira edição da Liga de Acesso, os três times mais bem classificados na competição jogarão a LNF no ano seguinte e os três piores colocados na LNF passam a jogar a Liga de Acesso em 2026, acirrando assim a disputa de ambos os campeonatos, além de ampliar as oportunidades das equipes do país a participarem da competição nacional.

Juliano Schmidt
Joinville e Magnus disputam uma vaga na final da LNF mrJack.bet 2023

A forma de disputa será definida ao longo de 2024, quando a LNF tiver a confirmação de todas as equipes que disputarão a competição. O formato da LNF permanece o tradicional, com a primeira fase classificatória definindo os 16 times que jogam os Playoffs em caráter eliminatório de chaveamento até a grande decisão. As 24 Franquias estão confirmadas na competição do ano que vem.

A final da LNF mrJack.bet 2023 será em partida única. A grande decisão da competição será no dia 17 de dezembro, às 10h, na cidade de Toledo, no Paraná. O confronto terá transmissão ao vivo da globo, sportv e LNFTV.