A temporada 2024 terminou sem o título, nem ao menos uma vaga na decisão da Liga Nacional de Futsal (LNF). O ano virou, veio a atual temporada, e o bom começo do Joinville já rendeu bastante. Assim chega o time catarinense para encarar o Dracena, na estreia das equipes na LNF 2025, na sexta-feira da próxima semana.
Há pouco mais de um mês, o JEC levantou o título da Supercopa, ao vencer o Atlântico (RS) na prorrogação. Além da taça, o clube garantiu, ao lado do Sorocaba, o direito de ser um dos representantes do Brasil na Libertadores. A competição será em maio, no Paraguai.

O título da Supercopa pode ser visto também como uma “revanche”. Em 2023, JEC e Atlântico fizeram a final da Liga Nacional, vencida pelos gaúchos. No ano passado, o Joinville caiu nas quartas de final, após ser líder da primeira fase. No geral, terminou em quinto lugar. No ranking 2023/2024 da LNF, aparece como líder.
No estadual
A Série Ouro do Campeonato Catarinense de Futsal chegou à segunda rodada. O JEC venceu seus dois compromissos até aqui. Na estreia, recebeu o Xaxiense e fez 4 a 1. Na sequência, voltou a jogar em casa e goleou o APAF Florianópolis por 7 a 1 .
Destaques
Para chegar ao título da Supercopa, o Joinville teve dentre seus destaques dois brasileiros que já serviram a seleção russa: Robinho e Éder Lima. Já no estadual, o destaque até aqui tem sido o fixo Ernani, autor de três gols.

O time do técnico Herick Pereira também conta com um goleiro conhecido do torcedor dracenense. Em 2022, Matheus defendia o São José. A equipe do Vale do Paraíba venceu o Dracena na final da Liga Paulista e tirou a chance do tricampeonato dracenense.
Habilidoso com os pés, Matheus marcou um gol na partida de volta, em São José dos Campos. Em fevereiro, foi convocado para a integrar o time brasileiro que participou da Copa Intercontinental, o primeiro desafio da Seleção após o título Mundial. Dos 15 convocados ali, apenas três atuam no Brasil.

História
Fundado em 1976, o Joinville Esporte Clube, nos gramados, chegou à Série A do Brasileirão em 2015, mas não se sustentou na elite nacional, naquela que foi a 12ª participação por lá. Um ano antes, venceu a Série B. Doze também é o número de títulos na primeira divisão estadual. Em 2025, jogará a Série D.
Voltando às quadras, o atual projeto do JEC no futsal teve início no começo deste século, ou seja, na metade do agora cinquentenário que se aproxima (em 29 de janeiro de 2026). A equipe conquistou o título da LNF em 2017. A cidade de Joinville, no norte de Santa Catarina, fica a cerca de 790km de Dracena. No último censo, contabilizou quase 620 mil habitantes.