LNFS
Pito, jogador brasileiro do Barça, defende Menzeguez, argentino do Jaén FS

Este fim de semana começa uma final da Liga com tons de um clássico sul-americano. O Barça tem cinco internacionais com a ‘canarinha’ no seu plantel: Matheus, Pito, Ferrão, Marcenio e Dyego. Ao lado, Jaén FS tem dois campeões da Copa do Mundo de 2016 com a Argentina: Pablo Taborda e Alan Brandi. Menzeguez e Mati Rosa também são titulares da albiceleste. Os dois primeiros jogos são transmitidos pela LaLigaSportsTV: sábado às 17h15 e segunda-feira às 20h.

A partir do próximo sábado, Barça e Jaén FS disputam o troféu da Liga, à melhor de cinco jogos. A equipa catalã, atual campeã, mistura um bloco importante da equipa espanhola com cinco internacionais brasileiros. O Jaén FS apresenta uma equipa muito mais heterogénea, com a presença de dois campeões do mundo.

O ‘samba’ do Barça

No plantel de Jesús Velasco são cinco titulares regulares nas convocações de Marquinhos Xavier. Todos eles disputaram os últimos amistosos contra a Espanha, no mês de abril. Ferrão volta a 40×20 após perder a partida no Jorge Garbajosa contra o Inter FS devido a uma fratura na costela. Ele marcou 12 gols nesta temporada e vem em um momento sensacional desde que deixou para trás seus problemas no tendão de Aquiles.

Marcenio vai se despedir do Barça após esta eliminatória. Chega ao seu habitat natural, às finais, onde é sempre decisivo. Ele ganhou todos os títulos possíveis em suas cinco temporadas com o Barça, mas quer sair com outra Liga sob o braço. Partilha balneário no Barça e na seleção com Pito, com quem se conheceu no Carlos Barbosa. O catarinense chega absolutamente arrasado: marcou nas quatro partidas do Play Off.

Os brasileiros Dyego e Matheus completam o jogo. No Palau suspiram ao ver o clássico ‘Dyeguinha’ nesta final. O de Palmitos procura a sua quarta Liga como blaugrana. Seria o terceiro para Matheus, peça essencial nos dois anteriores. Quatro desses cinco jogadores (Matheus, Marcenio, Pito e Ferrão) conquistaram o bronze na Copa América de 2022. Na Copa do Mundo de 2021, onde também terminaram em terceiro lugar, participaram Ferrão, Pito e Dyego.

Dois campeões mundiais e outros dois fixos na albiceleste

Jaén FS apresenta sua candidatura ao título com um bloco que funciona como um relógio. À frente de todos está Chino, artilheiro da Primeira Divisão. Mas parte dessa sinfonia soa como tango argentino, com quatro integrantes da equipe albiceleste. São dois jogadores (Pablo Taborda e Alan Brandi) que venceram a Copa do Mundo de 2016 e conquistaram a medalha de prata em 2021. O trabalho de Taborda é mais defensivo, ocupando a posição final, enquanto Alan Brandi monopoliza os holofotes. Ele nasceu em Las Palmas de Gran Canaria, mas é internacional pela Argentina. Ele foi eleito o MVP da Copa da Espanha, que o Jaén FS conquistou pela terceira vez, e acaba de marcar um golaço na semifinal contra o Mallorca Palma Futsal.

Os outros dois argentinos também são internacionais: Mati Rosa e Gerardo Menzeguez. O primeiro deles deixou para trás suas graves lesões para ser a referência ofensiva da equipe. No ano passado conquistou a Copa América sob o comando de Matías Lucuix. Nesta temporada, o ex-San Lorenzo de Almagro Gerardo Menzeguez ingressou no Jaén FS. O portenho conquistou a Copa Libertadores de 2021 e tem aparecido nas últimas convocações para a seleção.

Seis brasileiros no Jaén FS, entre eles o veterano Mauricio

No elenco do Jaén FS estão outros seis jogadores de origem brasileira. Apenas um deles vestiu as cores da ‘canarinha’: Mauricio Guterres, 39 anos, ex-ElPozo Murcia Costa Cálida, mas o seu papel nesta temporada está reduzido a um único jogo devido a lesões. Ele já teve alta médica e nas últimas semanas treinou com seus companheiros. Os dois guarda-redes são brasileiros: o habitual titular, Espindola, que vive a sua segunda fase no Jaén FS; e Henrique, bicampeão da Copa Libertadores com Carlos Barbosa (2017 e 2018).

Por seu lado, Christian Attos faz a sua terceira época no Olivo Arena depois de uma extensa carreira em Espanha: Palma Futsal, O Parrulo Ferrol e Jimbee Cartagena (em duas etapas). É titular de Dani Rodríguez porque participou em 33 jogos e marcou 9 golos. Wanderson, finalista de 31 anos que veio do Burela FS, tem tido menos destaque. O sexto brasileiro é Jamison Dos Santos ‘Nem’, jogador que se transferiu para o Jaén FS no verão passado após passagem pela Liga portuguesa.