UEFA
O relatório técnico da UEFA Futsal Champions League 2023/24 já está disponível para acesso online

O relatório técnico da UEFA Futsal Champions League 2023/24 já está disponível para acesso online. O relatório apresenta a análise do torneio final, as tendências técnicas da competição, as principais características dos quatro finalistas e do Jogador e Equipe do Torneio. Confira o material completo AQUI.

Grandes públicos em Yerevan, na Armênia – 4.600 nas semifinais e 5.000 na final – viram o Palma prolongar a sua invencibilidade para 16 jogos e conquistar o título da Liga dos Campeões de Futsal pelo segundo ano consecutivo.

Os observadores técnicos da UEFA, Massimiliano Bellarte (treinador italiano sénior e Sub-19) e Dušan Matić (instrutor especialista em goleiro da UEFA) estiveram presentes na fase final e notaram a tendência contínua, assinalada no relatório técnico de 2022/23, dos goleiros, juntando-se ao ataque para vencer a pressão e criar o 5 x 4.

Outras tendências incluíram o domínio da marcação jogador a jogador, a ênfase em ataques diretos e lances de bola parada “provocativos”, além do surgimento de um “novo tipo de virada de jogo” – na forma de Chaguinha – em vez da tradicional eficiência brutal. do pivô goleador ou da magia do ala 1v1 de lendas do futsal como Ricardinho e Robinho.

O heroísmo de Luan Muller o colocou como o único jogador a manter uma vaga no time do torneio do ano passado, quando os jogadores do Palma somavam quatro dos cinco. Apenas Erick (então vestindo o verde e branco do Sporting CP) atrapalhou a vitória dos maiorquinos.

Desta vez Palma conta com três representantes entre os cinco, os poderosos Rômulo e Chaguinha se juntando a Luan Muller. Higor de Souza, do Benfica (autor de três golos), e Catela, canhoto do Barça, estrela do 1v1, compõem a equipe.

Aos 35 anos, Chaguinha selou o seu nome no folclore da maior competição de clubes de futsal da UEFA como Jogador do Torneio.