Em sua primeira participação na Liga Nacional de Futsal (LNF), o Cresol/Marreco já teve três jogos televisionados ao vivo pelo SporTV, contra Intelli (25 de abril), Floripa (6 de junho) e Concórdia (9 de julho). Amanhã, às 16h, em Erechim, haverá o quarto jogo da equipe beltronense com transmissão.

A empresa Fato & Ação Comunicação, de São Paulo, prestou um serviço para a LNF na primeira fase da competição e apresentou o relatório de impacto de mídia das equipes em jogos televisionados pelo SporTV.

Para o Cresol/Marreco Futsal, o resultado é impressionante: em três jogos, foram 2.484 aparições perceptíveis, o que totaliza 8.451 segundos em exposição e R$ 4.920.962,00 em retorno para os patrocinadores em valores comerciais.

“Esses números são uma ferramenta muito importante para nós. Temos patrocinadores que tiraram o investimento em apenas um jogo em rede nacional. Isso sem contar todos os outros veículos de comunicação que acompanham a nossa equipe e divulgam nossas empresas”, comenta o diretor de marketing do Cresol/Marreco, Altamiro Dias, o Fio.

Divulgação Marreco

Marreco divulga relatório de visibilidade de seus patrocinadores na LNF. Foto: Divulgação Marreco

Metodologia da empresa

Todas as aparições foram contadas a partir do tempo mínimo de percepção visual humana e somente foram listadas quando ficaram claramente visíveis. O número de aparições varia muito de acordo com o tempo total de transmissão, posicionamento das câmeras, situação do jogo (goleiro-linha), entre outros. Todos os valores utilizados baseiam-se em tabelas comerciais das emissoras onde foram veiculadas as imagens.

R$ 11 milhões

Se fosse comprar as quase cinco horas do Cresol/Marreco Futsal em rede nacional, custaria R$ 11,1 milhões. Claro que o valor representa apenas o retorno que seria obtido em um programa com este número de minutos no horário especificado. Este é considerado o retorno bruto do clube. O número não deve jamais ser confundido com o retorno das marcas que estão associadas ao clube. Isso sem atualizar o jogo de amanhã.

Relatório de impacto de mídia do Marreco no SporTV

Divulgação Marreco

Relatório de visibilidade dos patrocinadores. Foto: Divulgação Marreco