Fifa
Claudia Pons comanda a Espanha

Claudia Pons foi treinadora principal da seleção feminina de futsal da Espanha nos últimos cinco anos.

Durante esse período, La Roja fortaleceu sua reputação como uma das equipes mais formidáveis ​​da modalidade, com triunfos consecutivos na UEFA Futsal Feminina.

Enquanto se prepara para a inauguração da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™ e para o desafio de transformar o domínio continental em supremacia global, Pons tem conversado com o Centro de Treinamento da FIFA.

Durante o debate, a treinadora da Espanha — que também treina as seleções juvenis — fala sobre sua experiência no futsal, como o esporte feminino se desenvolveu e a importância das finais globais do ano que vem.

Parte 1: Uma jornada no futsal

Pons começou a jogar futebol com os meninos na escola, mas depois percebeu que preferia futsal e entrou para um time. Ela se tornou profissional e, posteriormente, jogou pela seleção nacional. Após sua carreira de jogadora, Pons começou a trabalhar como treinadora de jovens para a Associação Espanhola de Futebol, antes de assumir o comando da seleção nacional.

Parte 2: O desenvolvimento do futsal feminino

Pons explica que o futsal é o mesmo esporte, seja jogado por homens ou mulheres, embora o jogo masculino possa ser mais explosivo e rápido. Ela enfatiza que, em termos de preparação e montagem de um time, o processo é o mesmo. Ela também explica que a metodologia da Associação Espanhola de Futebol depende do trabalho dos clubes e jogadores individuais. Desenvolver uma metodologia distinta levou a muito sucesso espanhol em campo.

Parte 3: A Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA

A criação da Copa do Mundo Feminina de Futsal pela FIFA é um desenvolvimento vital, Pons enfatiza – não apenas para a seleção espanhola, mas também para o desenvolvimento do futsal feminino globalmente. Ela observa que o jogo precisa crescer e ser visto, e que o alto padrão do futsal feminino precisa ser reconhecido.