Regionalizada em 2020 em virtude da pandemia, a LNF irá conhecer em dezembro o grande campeão nacional. Paralela a maior competição de futsal do Brasil, os torneios estaduais também irão sagrar os melhores de cada região antes da virada do ano.

Assoeva está na final do Campeonato Gaúcho. Foto: Roni Muller
No Rio Grande do Sul, duas das três maiores forças não disputam o estadual, que será decidido entre Assoeva e Passo Fundo. Na Liga Gaúcha, a briga pelo título está entre oito times. Nas quartas de final a ACBF encara o Horizontina, enquanto o Atlântico pega a AFUCS.
Os vizinhos catarinenses definiram os oito melhores após a rodada do estadual no último final de semana: Blumenau x Tubarão, Jaraguá x Concórdia, São Lourenço x Joaçaba e Curitibanos x Joinville. Como o estado atravessa um momento de aumento de casos de Covid-19, não foram definidas as datas nem os locais dos enfretamentos. Os clubes aguardam decisão dos órgãos de saúde e de governo.

Blumenau ficou em primeiro na classificação do Catarinense. Foto: Sávio James
Subindo no mapa, o Paraná, estado com maior número de representantes na LNF, tem os seis clubes divididos entre a Liga Paraná e a Série Ouro. O Pato pediu licença da Liga e acabou eliminado na primeira fase do estadual. Nas quartas de final da LPF, Marreco e Chopinzinho ainda não jogaram. Nos demais confrontos nos jogos de ida, Dois Vizinhos 3 x 2 Cascavel, Palmas 1 x 2 Marechal e Campo Mourão 3 x 2 Siqueira. Pela Série Ouro, a rodada de ida já foi realizada: Chopinzinho 1 x 3 Umuarama, Mocelin 2 x 4 Campo Mourão, Foz Cataratas 2 x 2 Marreco e Marechal 1 x 6 Cascavel.

Marreco e Foz Cataratas disputam as quartas de finais no Paraná. Foto: Nilton Rolin
Em São Paulo a situação é semelhante, porém com o funil mais apertado. No Campeonato Paulista, o Magnus está garantido na decisão e aguarda o vencedor do duelo São José x AABB. No jogo de ida deu AABB, 4 a 1 na capital paulista. Pela Liga, a Intelli Tempersul, precocemente eliminada da LNF, encara na semifinal o Taubaté. Quem avançar, decide o título diante do ganhador de Pulo do Gato e Barão de Mauá.

Magnus está na final do Campeonato Paulista. Foto: Guilherme Mansueto
Na região centro oeste, as atenções maiores estão com o Brasília. Não pelo estadual, mas pela Copa do Brasil. O time da capital federal precisa reverter a vantagem do Ceará, que venceu fora de casa por 5 a 2 o primeiro jogo da semifinal da competição. Em Minas Gerais, enquanto o Praia Clube encerrou as atividades na temporada, o Minas aguarda a definição das datas do torneio metropolitano para voltar às quadras.