Gol de calcanhar, gol de voleio e gols em jogadas coletivas bem trabalhadas. O nono título do Brasil no Grand Prix de Futsal teve um vasto repertório de lances bonitos. A começar pelo golaço do craque Falcão logo na primeira rodada contra Zâmbia, quando o camisa 12 levou a torcida uberabense ao delírio ao dar um lindo toque de calcanhar enganando o goleiro africano. Quem também foi muito ovacionado no torneio foi o ala Xuxa. Companheiro de Falcão no Sorocaba, ele marcou um belo gol de voleio contra o Paraguai na terceira rodada e foi um dos destaques individuais do grupo comandado por Serginho Schiochet. Confira o top 5 de gols mais bonitos do Grand Prix de Futsal 2015: (assista o vídeo)
CALCANHAR DE FALCÃO
O Brasil vencia Zâmbia por 6 a 1 na última quarta-feira, pela rodada de abertura do Grand Prix, quando Falcão foi lançado na quadra de ataque brasileira. De costas para o gol, ele não hesitou em dar um lindo toque de calcanhar e marcar um golaço. O Brasil venceu o duelo por 11 a 2. Completaram o placar: Rodrigo (3), Diego (3), Xuxa (1), Dimas (1), Betão (1) e Dian (1).
– O gol foi para me dar confiança de voltar a jogar, porque estou a quatro meses jogando pouco, vindo de uma lesão muito séria. Foi um jogo para me soltar um pouco mais, então tenho a certeza que vou estar melhor a cada partida dessa competição. Não sinto mais dores, mas ainda estou um pouco preso, então quando vou fazer um movimento parece que vai doer. Acho que essa confiança só se recupera com o tempo – afirmou Falcão após a partida contra Zâmbia.
VOLEIO DE XUXA
A seleção brasileira fazia um jogo duro contra o Paraguai pela terceira rodada, depois de sair atrás do placar e conseguir a virada. Até que, aos cinco minutos do segundo tempo, a bola foi lançada para Xuxa, que ao melhor estilo Bebeto, inclinou o corpo e acertou um lindo voleio, sem chances de defesa para o goleiro Lilo. A vitória por 3 a 1 manteve os 100% de aproveitamento do Brasil na competição. Ao comparar o lance com o gol de calcanhar de Falcão, Xuxa preferiu ser político com o melhor jogador de futsal de todos os tempos:
– Com o Falcão não tem igual, a gente sabe da qualidade dele. Hoje tive a felicidade de fazer um lindo gol, mas, acho que, pela dificuldade do gol o do Falcão foi mais bonito. Mas o meu foi muito bonito também, o meu primeiro gol de voleio da carreira – contou Xuxa.
DIMAS MARCA DO MEIO DA QUADRA
Até quando vale a pena arriscar o goleiro-linha? A Guatemala havia acabado de levar o primeiro gol do Brasil, quando o seu técnico, Tomas Lopez, decidiu arriscar a formação com cinco na linha. No primeiro erro dos guatemaltecos, Dimas chutou do meio da quadra por cobertura e marcou o segundo gol brasileiro. A seleção canarinho venceu por 9 a 0.
LINHA DE PASSE E GOL DE CAIO
Na mesma partida, o ala Caio, do Jaraguá, marcou outro gol digno de top 5. Foi o último da goleada brasileira. A jogada, muito comum no futebol de areia, foi uma verdadeira linha de passe. Tudo começou com um lançamento de Dimas para Rodrigo. De primeira, o “Torpedo Humano” serviu Caio, que mandou para o gol de bate-pronto.
BETÃO ACERTA O ÂNGULO
O jogo contra o Paraguai teve outro lance com cara de top-5 além do golaço de voleio de Xuxa. Foi o segundo gol brasileiro, uma jogada coletiva bem trabalhada, que culminou num cruzamento de Dimas da linha de fundo e a precisa conclusão de Betão, no ângulo direito de Lilo. O pivô ainda teve tempo de ajeitar o corpo e escolher o canto antes de finalizar.
Notícia: Flávio Dilascio
Imagens: Ricardo Artifon/ CBFS