Palma
Brasileiro deixou marca no clube

O brasileiro Tomaz Braga, até esta temporada jogador do Mallorca Palma Futsal, despede-se da equipe das Baleares com a conquista da Liga dos Campeões, da Liga regular e do Troféu Melhor fixo da LNFS. Termina assim uma década a defender o clube de Son Moix, depois de três nomeações sem vencer o prêmio. Os treinadores e capitães da Primeira Divisão o escolheram à frente de Antonio Pérez, do Barça, e Manolo Piqueras, jogador do Real Betis Futsal.

Tomaz Braga sai do Maiorca aos 33 anos pela porta da frente, conquistando uma UEFA Futsal Champions League, vencendo a Liga regular e recebendo o prémio de Melhor Fechamento da Liga Nacional de Futsal. O brasileiro, que vestirá as cores do Jimbee Cartagena na próxima temporada, completou um ano sensacional, atuando tanto no ataque quanto na defesa e sendo o prolongamento de Antonio Vadillo no 40×20.

A quarta vez foi o encanto. Na campanha 2019/20, Tomaz também esteve entre os nomeados, mas o prêmio foi para Sergio Lozano. No ano seguinte, com a equipa das Baleares a aproximar-se do primeiro lugar na época regular, voltou a cair para os três primeiros, mas Maxi Rescia prevaleceu devido à época do Levante UD FS. Na época passada, 2021/22, a regularidade de Tomaz levou-o a ser nomeado pela terceira vez, mas novamente Sergio Lozano venceu. Este ano sim, numa votação muito acirrada, o papel extraordinário tanto na Liga quanto na Liga dos Campeões no fechamento do Fortaleza o torna merecedor deste prêmio.

Ele disputou 29 jogos nesta temporada e marcou 11 gols, seu melhor recorde desde que chegou ao clube quando a sede ainda era em Manacor. Junto com Carlos Barrón, foi o único sobrevivente dessa etapa, além de um Antonio Vadillo que vestia shorts na época. Seu peso na equipe está ‘em crescendo’ em comparação com aquele garoto que chegou à LNFS com apenas 23 anos e sem nenhuma experiência na Europa. Foi titular na histórica final da Liga dos Campeões disputada a 7 de maio de 2023 no Velódromo das Ilhas Baleares, onde o Mallorca Palma Futsal conquistou o trono europeu, batendo o Sporting de Portugal nas grandes penalidades. Coletivamente e individualmente, Tomaz Braga terminou sua década em Maiorca com um estrondo, antes de ingressar no Jimbee Cartagena neste verão. Duda poderá aproveitar o Melhor Fechamento da LNFS durante a campanha 2022/23. Mas o nome de Francisco Tomaz Braga Nunes Cavalcante reservou um lugar muito importante na história do Mallorca Palma Futsal.