Brenno Domingues
São José e Taubaté fazem o jogo de ida da decisão

Clássico do Vale do Paraíba, Taubaté e São José começam nesta quinta-feira, 30, a disputa da final da Liga Paulista de Futsal. O primeiro jogo ocorre no ginásio da Ferroviária, em Pindamonhanga, às 19h30. O ingresso para assistir ao jogo custa R$ 10 e será vendido na bilheteria do ginásio.

A partida de volta será disputada na próxima quinta-feira, 7, às 20h30, no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos. O ingresso será um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade. Os dois jogos serão disputados com torcida única da equipe mandante.

Diferente das outras fases da competição, em que o time de melhor campanha avançava em caso de empate em uma eventual prorrogação, haverá disputa por pênaltis em caso de empate no tempo extra. A prorrogação ocorre se cada time vencer uma partida da final ou os dois jogos terminarem empatados.

O São José, atual campeão da Liga Paulista, chega à final com a melhor campanha geral, com 11 vitórias, um empate e uma derrota. Foram marcados 59 gols e sofridos 23.

O Taubaté, que busca o primeiro título na competição, tem a terceira melhor campanha geral, com nove vitórias, três derrotas e um empate. São 43 gols marcados e 19 sofridos.

Na semifinal, o São José passou pelo Barão de Mauá/Ribeirão Preto. Porém, a equipe joseense disputou apenas o primeiro jogo do mata-mata, já que a equipe adversária desistiu da competição antes da segunda partida por insuficiência numérica de atletas.

O Taubaté venceu o Brutus Futsal, de Limeira, na semifinal. No jogo de ida, fora de casa, empate por 3 a 3. Na partida de volta, os taubateanos venceram por 2 a 0.

Em 2016, as equipes decidiram o título da Copa da LPF, e o São José ficou com o título. Na primeira fase da Liga Paulista deste ano, o clássico ocorreu no ginásio do Tênis Clube e terminou empatado por 3 a 3. Vandinho fez os três gols da equipe joseense, enquanto Fabinho, duas vezes, e Lucas Dínamo fizeram para o Taubaté.