Uma convocação inesperada que culminou em um título muito aguardado. Tatinho, do Corinthians, foi campeão da Copa das Nações de Futsal com a seleção brasileira no último fim de semana, após vitória por 4 a 2 contra o Irã, na Arena Sorocaba. Convocado nove dias antes da disputa para substituir Marcênio, o ala de Dracena – interior paulista – tentou resumir em palavras o sentimento de gritar “é campeão” pelo Brasil.
– Sensação incrível poder voltar para a seleção, representar nosso país. Feliz mais ainda pelo título. Acho que todo atleta sonha em conquistar esse troféu tão sonhado com a camisa da seleção brasileira. Comigo não foi diferente. Era um sonho de menino que eu tinha, e consegui realizar. Tomara que seja o primeiro de muitos.
A primeira convocação do ala foi para um período de treinos, no fim de 2021, na primeira temporada pelo Corinthians. Já são três anos no clube do Parque São Jorge, após ter defendido o Dracena, time da sua cidade natal, de 2015 a 2020. Agora que sentiu o gostinho diferente de ter sido campeão com a camisa amarelinha, Tatinho não quer parar no primeiro troféu.
– A gente trabalha forte para estar sempre no radar do treinador. Primeiro tem que fazer o seu papel pelo clube, tem que estar bem, fazer por onde. Graças a Deus, ele estava de olho e apareceu essa oportunidade de ser convocado novamente.
E parte desse trabalho futuro do jogador já tem local marcado: em Portugal. O ala assinou pré-contrato com o Sporting, por três temporadas, a partir de 2024. A equipe se sagrou campeã da Liga dos Campeões da modalidade em 2019 e 2021, é a atual vice e chegou recentemente a seis finais em sete anos. Antes dessa mudança, claro, o foco é no Alvinegro paulista.
Corinthians
Tatinho voltou ainda no domingo para São Paulo e já está inserido novamente na rotina de treinos do Corinthians. Os treinamentos da semana estão sendo realizados com foco na próxima partida da Liga Nacional de Futsal, a última da primeira fase, contra o Foz, no sábado (23), e na reta final da temporada. O Timão já está garantido no mata-mata da LNF.
– A chavinha virou. É voltar a cabeça para o clube. Já emendando, na quarta-feira tem a primeira partida da final do Campeonato Paulista, contra o Sorocaba. Daqui para frente é só partida decisiva, jogo duro, não pode errar mais.
– O Corinthians sempre vem forte nos playoffs. A gente tira pelo ano passado. Não fizemos uma primeira fase muito boa na Liga Nacional, classificamos em 10º, mas nos playoffs nós aproveitamos as oportunidades que tivemos. Claro que o título paulista do ano passado nos deu total confiança para ir mais forte. É um clube gigante, com uma torcida maravilhosa.