Gabriel Carvalho

Israel defenderá o Santo André Intelli na disputa da Liga Nacional de Futsal 2023. Foto: Gabriel Carvalho

O pivô Israel, de 23 anos, está de volta ao Brasil. Após seis meses defendendo a Associação Desportiva do Fundão, em Portugal, o atleta natural de São Vicente, no litoral de SP, retorna ao Santo André Intelli.

Em conversa com o ge, o Talento Caiçara lembra o começo nas quadras, trajetória no esporte e revela os objetivos traçados para 2023. Hoje morador de Santos, Israel marcou seus primeiros gols na quadra onde o craque Neymar começou a carreira.

– Comecei no Gremetal, com 12 anos. Depois fui para o Santos – clube que me abriu a porta para o cenário nacional -, na sequência foram sete meses no Corinthians. Voltei para o Santos, fiz um bom Paulista e fui contratado pelo Magnus, onde passei cinco temporadas.

Pelo tradicional e supercampeão da Liga Nacional de Futsal, o pivô conquistou muitos títulos – entre eles uma LNF – e prêmios individuais.

– Lá eu fui quatro vezes seleção brasileira sub-20 e tive a honra de treinar e jogar com o meu ídolo Falcão.

Após cinco longos e felizes anos pelo Magnus, Israel foi convidado para vestir a camisa do Santo André Intelli. No Grande ABC, ele ficou por 1 ano e meio até se transferir para o futsal de Portugal, onde jogou de julho a dezembro de 2022.

– Estou muito feliz com meu retorno ao Santo André Intelli. Pretendo fazer uma boa Liga Nacional (LNF), ser campeão, e realizar o sonho de jogar um mundial pela seleção brasileira.

Israel é um dos muitos garotos bons de bola da Baixada Santista que precisou deixar sua cidade para manter o sonho de ser jogador de futsal profissional vivo. Apesar da região ser rica em equipes de base, a ausência de um representante na LNF atrapalha e acaba com muitas carreiras promissoras

– Acho muito frustrante o fato de não termos um time da Baixada Santista na LNF. Todos gostam e respiram futsal na nossa região. O Santos foi campeão logo no primeiro ano que participou, em 2011. Não entendo o fato de não ter continuado, por quê? Até hoje não sabemos, mas creio que deve voltar daqui alguns anos.

Israel foi um dos grandes destaques na primeira fase da LNF 2021, ajudando o Santo André Intelli a se classificar entre os oito primeiros, marcando cinco gols. Em Portugal, ele repetiu o bom futebol pelo AD Fundão, anotando quatro gols em sete partidas.

Com a chegada de Israel o técnico Cidão terá à disposição outros três atletas da posição, Thiago Cabeça, Jackson e Mariano.