Sporting
Sporting saiu em vantagem | Foto: Sporting

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal começou o grupo da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League com triunfo esta terça-feira por 4-1 frente ao RSC Anderlecht, numa exibição muito consistente e capaz dos Tetracampeões Nacionais, que assim deram o primeiro passo rumo à desejada qualificação para a final-four da prova.

Antes do início da partida, a homenagem a João Matos pelos 750 jogos com a camisola do Sporting CP e a inscrição nas costas do número 750, entregue por Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Diretivo do Sporting CP.

O Sporting CP iniciou o jogo com o seguinte cinco: Henrique Rafagnin, Taynan, João Matos, Sokolov e Alex Merlim. Com apenas 13 segundos de jogo, Alex Merlim começou a fazer das suas. Lance de génio do ‘Mago’ a puxar para dentro e a atirar colocadíssimo, num remate indefensável.

O RSC Anderlecht tentou reagir, com remates a partir de bolas paradas, com o Sporting CP a dar muito pouco espaço à execução dos jogadores da formação belga. Com 12’06 para o intervalo, Taynan disparou de pé direito após boa combinação com Zicky, mas o remate do ala saiu ao lado.

Com 9’23 para jogar, Sekulic atirou de pé esquerdo ao lado, em remate de muito perigo por parte da equipa belga.

O jogo corria equilibrado e à entrada dos sete minutos finais, Zicky foi agarrado sem castigo para a equipa belga. Praticamente a seguir, Henrique Rafagnin fez uma boa defesa, com a cara, mas teve de ser assistido, antes da substituição por Bernardo Paçó.

Quase a seguir, com 5’53, Zicky recuperou a bola e atirou colocado para o 2-0, no segundo momento de festa no pavilhão João Rocha.

Com 5’00 para jogar, o Sporting CP atingiu a 5.ª falta de equipa, com Pauleta quase a seguir a rematar por cima.  Até ao final dos primeiros 20 minutos, o Sporting CP controlou as operações e no regresso aos balneários, a equipa Leonina vencia por 2-0.

No segundo tempo, com cerca de dois minutos jogados, de livre directo, Merlim quase marcava e com 17’26 para jogar, Zicky tentou aproveitar o adiantamento de Giovanni, mas o guarda-redes defendeu com a cabeça.

O RSC Anderlecht tentava pressionar alto e conseguiu um remate perigoso. O Sporting CP ficou perto do golo em remate de Henrique Rafagnin que deu a ilusão de golo e quase a seguir, Cainan trabalhou na área e atirou colocado para o 2-1, com cerca de 10 minutos para jogar.

O RSC Anderlecht cresceu no jogo e com cerca de 7’30 para jogar, Nicolas Sarmiento ganhou espaço e ainda que não com muito ângulo de remate, atirou com perigo, ao lado.

Do lado do Sporting CP, Pauleta teve um remate ao poste e Tomás Paçó numa ‘paralela’ ficou perto de servir com êxito Zicky, que não chegou ao passe do companheiro de equipa.

Até que com 4’51 para jogar e já com o RSC Anderlecht a jogar com goleiro adiantado, Allan Guilherme ganhou a bola e arrancou até encontrar espaço para rematar para o fundo da baliza da formação belga e fazer o 3-1, que tranquilizou a equipa Leonina, mas sobretudo deu maior justiça à supremacia da formação de Nuno Dias.

Até final, o Sporting CP controlou bastante bem defensivamente, com forte sentido de entreajuda  o 5 para 4 do RSC Anderlecht e Taynan quase marcava a 44 segundos para o final, mas o remate foi defendido pelo guarda-redes ‘improvisado’ do guarda-redes da equipa de Bruxelas. Quase a seguir João Matos evitou de cabeça o 4-2, a 18 segundos para o final, num último minuto alucinante.

A seis centésimos do fim, a apoteose da festa, com o 4-1 do Sporting CP marcado por Henrique Rafagnin, de baliza a baliza, para fixar o resultado final. Triunfo do Sporting CP que desde já ocupa o 1.º lugar do grupo com os mesmos pontos do SC Braga que ganhou ao SK Plzen, por 4-2 no jogo anterior ao da equipa Leonina.

Esta quarta-feira, o Sporting CP defronta o SK Plzen a partir das 20h30, na segunda jornada do grupo da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League.

Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], João Matos [C], Anton Sokolov, Alex Merlim, Taynan, Bernardo Paçó [GR], Tatinho, Tomás Paçó, Zicky, Diogo Santos, Wesley, Pauleta, Allan Guilherme, Rúben Freire.