
Sporting venceu o primeiro clássico contra o Benfica. Foto: FPF
O Sporting CP começou da melhor maneira a corrida ao título nacional de futsal, ao vencer o SL Benfica por 3-1, no primeiro jogo da final dos ‘playoff’ da Liga Placard.
Vencedores da fase regular, os ‘leões’ impuseram-se esta quinta-feira no Pavilhão João Rocha, com gol de Pany Varela (quatro minutos), Zicky (20′) e Cavinato (25′), tendo os ‘encarnados’, detentores do título nacional, que conquistaram há dois anos – o título da temporada passada não foi atribuído devido à Covid-19 -, ainda chegado a igualar o jogo com um gol de Tayebi, aos 14 minutos.
O jogo 2 da final da Liga Placard está agendado para o próximo domingo, às 14h00, no Pavilhão da Luz, e irá passar em direto no Canal 11.
No arranque do primeiro dérbi da final da Liga Placard, jogadores de Sporting CP e SL Benfica, bem como a equipe de arbitragem liderada por Rúben e Cristiano Santos, apresentaram-se no Pavilhão João Rocha com camisas alusivas à campanha ‘Cartão Vermelho contra a Violência de Género!’, cujo objetivo é erradicar qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido à sua identidade de género ou orientação sexual.

Equipes usaram camisa de campanha. Foto: FPF
O projeto ‘Cartão Vermelho à Violência de Género!’, da Associação para o Planeamento da Família-Norte, foi um dos vencedores do Prémio “Futebol para Todos” da Federação Portuguesa de Futebol, por promover a luta contra a discriminação e a igualdade de género na prática do futebol e do futsal, em consonância com os valores defendidos pela FPF.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, foram reportados 26.573 casos de violência doméstica no ano de 2019, muitos relacionados com crenças e valores negativos que mantêm este ciclo de violência transgeracional. Os estereótipos de género revelam-se fatores preponderantes na construção desta discriminação, colocando barreiras significativas à igualdade entre géneros e perpetuando modelos inter-relacionais produtores de violências diretas, estruturais e culturais.
Final da Liga Placard – Jogo 1
Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting 3-1 Benfica (2-1 ao intervalo)
Árbitros: Rúben Santos (AF Porto) e Cristiano Santos (AF Porto).
Sporting CP: Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Pany Varela e Alex Merlim.
Jogaram ainda: Tomás Paço, Zicky, Taynan, Rocha, Diego Cavinato e Pauleta.
Treinador: Nuno Dias.
SL Benfica: Roncaglio, Arthur, Rafael Henmi, Nilson e Robinho.
Jogaram ainda: Silvestre Ferreira, Afonso Jesus, Tiago Brito, Chiskala, Tayebi e Jacaré.
Treinador: Joel Rocha