A definição dos grupos da próxima Copa do Mundo de Futsal ocorre em evento nesta quinta-feira (19/5), em Medellín, na Colômbia. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) estará no evento representada pelo presidente da entidade, Marcos Madeira, e pelo responsável do marketing, Bernardo Caixeta.
Para o sorteio, a FIFA divulgou em comunicado todo o processo. As 24 seleções foram divididas em quatro potes, cada um com seis equipes. A divisão foi feita baseada em um ranking da entidade, que levou em consideração aspectos como o desempenho nos últimos mundiais e nas Eliminatórias 2016.
O Brasil acabou caindo no pote 1, destinado aos de melhor desempenho mais a Colômbia, sediante da competição. O pote ainda tem Espanha, Itália, Argentina e Rússia.
O pote dois ficou com mais algumas seleções de peso. Irã, Ucrânia, Paraguai, Portugal, Egito e Costa Rica fecham a segunda “bolinha” do sorteio.
Na sequência, no pote três, temos Ilhas Salomão, Tailândia, Marrocos, Panamá, Guatemala e Austrália. Fechando os potes temos o quarto, com Cuba, Moçambique, Cazaquistão, Azerbaijão, Uzbequistão e Vietnã.
Entenda o processo
Além dos potes com as seleções, teremos também seis com as sedes (distribuídas em grupos de A – F), assim como a posição de cada seleção no grupo (1, 2, 3 ou 4). Portanto, o processo segue com a seguinte ordem: sorteio da seleção, soteio da chave, sorteio da ordem no grupo.
Uma curiosidade é que, por solicitação do Comitê Organizador Local, as seleções de Colômbia, Brasil e Espanha não jogarão nas mesmas sedes – pelo menos durante a primeira fase. Os colombianos já estão definidos como alocados em Cali, enquanto Brasil e Espanha caem ou em Medellín (Grupo B ou Grupo F), ou em Bucaramanga (Grupo D ou Grupo E).
A FIFA ainda deixa claro que o princípio geral do processo é para garantir que “nenhum grupo tenha mais de uma seleção do mesmo continente após o sorteio. A exceção é feita com a UEFA, pois terá pelo menos duas equipes europeias em uma mesma chave (São sete seleções para um total de seis grupos).
Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS
Imagem: Ricardo Artifon