
Barça e Inter já têm rivais nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Foto: LNFS
O sorteio para as oitavas de final da Liga dos Campeões colocou o Barça e o Inter na quarta-feira, que se enfrentam em casa com o único jogo contra o Pristina do Kosovo e o Hovocubo holandês, respectivamente, por uma vaga na segunda rodada. A equipa madrilena evitou os franceses ACCS Villeneuve de Ricardinho, Carlos Ortiz e Jesús Velasco.
Era uma opção mais do que possível – era uma das quatro possibilidades que o Inter poderia jogar – que teria lembrado a polêmica saída de Ricardinho do time de Madrid há alguns meses e que o teria reencontrado com o capitão Carlos Ortiz ou com o técnico Jesús Velasco, que eles ganharam absolutamente tudo com ele.
Mas, acima de tudo, teria sido um acidente altamente exigente do ponto de vista esportivo; seguramente o mais complexo possível entre as condições do sorteio, já que nenhum dos 16 melhores clubes por coeficiente se enfrentaram, incluindo o Real Madrid e o Barça.
No segundo grupo de extração das bolas, foi o Inter, que surgiu primeiro. Em suspense com a possibilidade de ACCS, seu rival era o holandês Hovocubo. O pentacampeão europeu, mais do que qualquer outra pessoa nesta competição, de volta ao torneio depois de sua ausência na última edição, vai recebê-lo no pavilhão Jorge Garbajosa, em Torrejón de Ardoz, em Madri, entre os dias 12 e 17 de janeiro. Se era um favorito, agora é mais.
Entretanto, o estreante francês ACCS, invencível no campeonato – com nove vitórias em tantos dias, 80 golos a favor e 11 contra -, pretendia alargar a sua irrelevante história até agora na máxima competição europeia com as contratações de Ricardinho, Carlos Ortiz, Humberto e o técnico Jesús Velasco enfrentam o italiano Pesaro, também em território francês.
O sorteio não pôs em dúvida o papel do favorito do Barça. O último vencedor da Champions League começa a defesa do título também em casa, no Palau Blaugrana, frente ao Pristina do Kosovo. Não houve espera pela equipa do Barça, o primeiro nome a sair do sorteio na sede da UEFA, em Nyon.
Enquanto Barça e Inter seguraram uma questão tranquilizadora nesta fase, a condição local ao jogar um único jogo, como o Sporting de Lisboa (contra o dinamarquês Gentofte) ou o ucraniano Kherson (contra o Shkupi da Macedônia do Norte), o KPRF, finalistas na última edição, o Ugra Yogursk, o Kairat Almaty e o Benfica vão jogar a classificação ao oitavo lugar como visitantes.
Uma dificuldade acrescida para todos os duelos: o Benfica viaja para a Suíça para defrontar o Futsal Minerva; o KPRF, para a Eslováquia contra Lucenec; o Ugra Yugorsk, para a Bósnia em frente aos Salines; e Kairat Almaty, para a Bielo-Rússia contra Viten Orsha.
De referir que o húngaro Berettyóújfalu, comandado pelo treinador do Almeria Sergio Mullor e com Alvarito de Segóvia nas suas fileiras, vai viajar para o Chipre para defrontar o Omonia Nicósia.
Todos os duelos serão disputados a portas fechadas, pela Covid-19, entre os próximos 12 e 17 de janeiro de 2021, conforme especificado pela UEFA.
As oitavas de final, que serão acessadas pelos 16 vencedores de cada partida, serão disputadas de 16 a 21 de fevereiro. A data das demais rodadas (quartas, semifinais e final) será definida entre os meses de abril e maio do próximo ano.
Barça (ESP, atual campeão) – FC Prishtina (KOS)
Luxol St. Andrews (MLT) – Dobovec (SVN)
Futsal Minerva (SUI) – Benfica (POR)
Chrudim (CZE) – Differdange (LUX)
Inter FS (ESP) – Hovocubo (NED)
ACCS Asnières Villeneuve 92 (FRA) – Pesaro (ITA)
Olmissum (CRO) – Time de Futsal Charleroi (BEL)
Sporting CP (POR) – Futsal Gentofte (DEN)
AEK Futsal Club (GRE) – Aktobe (KAZ)
Viten Orsha (BLR) – Kairat Almaty (KAZ)
Kherson (UKR) – Shkupi 1927 (MKD)
Hohenstein-Ernstthal (GER) – Vytis (LTU)
FC Salines (BIH) – Ugra Yugorsk (RUS)
Lučenec (SVK) – KPRF (RUS)
Omonia Nicosia (CYP) – Berettyóújfalu (HUN)
Registro Bielsko-Biała (POL) – United Galati (ROU)