FIFA
Finlândia teve a melhor campanha | Foto: FIFA

Finlândia, França, Hungria, Itália, Polônia e Suécia se classificaram para a rodada de elite das eliminatórias europeias para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™. Elas serão acompanhadas pelas principais cabeças de chave Portugal e Espanha, com as oito equipes lutando por quatro ingressos para as Filipinas. A FIFA analisa a rodada principal da UEFA, na qual os principais vencedores dos grupos avançaram e 17 nações foram eliminadas.

Grupo 1

Itália (9 pontos)
Croácia (6)
Sérvia (3)
Lituânia (0)

A Itália venceu a seção em grande estilo, marcando 27 gols e sofrendo zero. Renata Adamatti, Bruna Borges e Sara Boutimah foram excelentes para o lado de Francesca Salvatore. A Croácia pode olhar para o futuro com otimismo após uma goleada de 8 a 0 sobre a Sérvia e o potencial das estrelas emergentes Buga Slavica e Lara Lucic.

“Estamos muito felizes com o resultado. Mostramos que estamos no caminho certo, que somos uma equipe que está trabalhando bem e crescendo e que, acima de tudo, temos grande ambição e desejo de chegar à Copa do Mundo. Em março, nosso desafio mais importante nos espera, a rodada de elite, na qual queremos dar tudo de nós para nos classificarmos para a Copa do Mundo.” Ludovica Coppari, capitã da Itália.

Grupo 2

Hungria (7 pontos)
Noruega (6 pontos)
Bósnia e Herzegovina (4)
Bielorrússia (0)

Os reflexos de Lilla Torma e a orquestração do jogo de Viktoria Horvath foram fundamentais para a Hungria chegar ao topo. Csilla Krascsenics completou sua dobradinha com 31 segundos restantes para arrancar uma vitória de virada sobre a Noruega, antes de sua dobradinha inspirar uma goleada de 6 a 0 sobre a Bielorrússia. A excelência de Torma garantiu o empate de 0 a 0 com a Bósnia e Herzegovina que as meninas de Tamas Frank precisavam para progredir.

“Sabíamos antes do jogo que um ponto seria o suficiente. Queríamos vencer de qualquer maneira, mas era impossível. Ainda estou muito feliz pelas meninas, lutamos muito.” Lilla Torma, goleira da Hungria.

“Os últimos dias foram exaustivos. Conseguimos o que viemos buscar porque colocamos tudo o que tínhamos nos jogos.” Viktoria Horvath, fixo da Hungria.

FIFA
Hungria garantida na Ronda de Elite | Foto: FIFA

Grupo 3

França (7 pontos)
Ucrânia (6)
República Tcheca (4)
Irlanda do Norte (0)

A explosão do futsal francês continuou em Teplice. Depois que os homens chegaram à sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA e terminaram em quarto lugar, as mulheres avançaram para a fase final das eliminatórias europeias contra todas as probabilidades. A Ucrânia, que conquistou o bronze e a prata nas duas últimas edições do UEFA Women’s Futsal EUROs, era a grande favorita, mas a França as surpreendeu por 3 a 1 na estreia antes de se recuperar de dois gols de desvantagem para segurar a anfitriã República Tcheca. Uma vitória por 5 a 2 sobre a Irlanda do Norte, juntamente com a goleada da Ucrânia sobre as anfitriãs, colocou a França, para quem Flavie Papin e Salome Alberbide foram excelentes, na linha de chegada.

Grupo 4

Finlândia (9 pontos)
Eslovênia (6)
Inglaterra (3)
Moldávia (0)

Anna-Kaisa Hannuksela, Matilda Herranen, Sandra Lind e Emilia Jokisalo brilharam quando a Finlândia venceu todos os três jogos para avançar. O time de Jaakko Laitinen estava muito bem organizado defensivamente e jogou bem, trocando futsal quando estava com a posse de bola. Ermenc Ines e Anja Zvokelj, de 22 anos, ajudaram a Eslovênia a terminar em segundo lugar, enquanto a Inglaterra se orgulhou em seu torneio de estreia, com Joy Lowe, Charlotte Gurr e Kirstie Kural impressionando.

“É incrível estar um passo mais perto da primeira Copa do Mundo da história. Nosso objetivo é chegar à final, e estamos comprometidos em trabalhar duro para garantir a vaga da Finlândia. Estou extremamente orgulhoso do esforço da nossa equipe. Isso nos dá uma ótima base para continuar nosso treinamento.” Tiia Ropanen, goleira da Finlândia.

“É ótimo conseguir isso. Estou orgulhoso da contribuição de cada jogador e da equipe. Nosso objetivo era estar na rodada de elite e chegamos lá bem.” Emilia Jokisalo, pivô da Finlândia.

Grupo 5

Suécia (9 pontos)}
Eslováquia (6)
Bélgica (3)
Letônia (0)

Linda Lundstrom e Rebecca Rolin esbanjaram classe enquanto a Suécia, que fazia gols livres, avançava com arrogância. O time de Nicklas Asp precisou de dois gols no final para afundar a Eslováquia por 6 a 4 em uma emocionante abertura, antes de massacrar a Letônia por 7 a 0 e a Bélgica por 11 a 1. A pivô eslovaca Nikola Rybanska retornará para casa tendo sido uma das jogadoras de destaque na primeira rodada.

“Isso é incrível! É um sonho de infância representar meu país em uma Copa do Mundo, e agora estamos um passo mais perto. É difícil colocar em palavras os sentimentos agora, é como se eu estivesse voando.” Susan Kiryo, pivô da Suécia.

“Estou muito orgulhosa e feliz com a forma como conseguimos controlar esta primeira rodada de qualificação, e que conseguimos três vitórias importantes. Jogar na Copa do Mundo é algo que sempre sonhei, e agora estamos um passo mais perto de tornar esse sonho realidade.” Madeleine Stegius, ala da Suécia.

FIFA
Suécia também está entre as classificadas | Foto: FIFA

Grupo 6

Polônia (6 pontos)
Holanda (3)
Cazaquistão (0)

Agata Bala foi completamente injogável, já que a Polônia, após um final dramático, derrotou a Holanda por 4 a 2 na partida decisiva do único grupo de três times. A jogadora de 26 anos aterrorizou as holandesas com noz-moscada e desvios, ganhou um pênalti que marcou e registrou uma excelente assistência. A goleira Andzelika Dabek e a multifuncional Agata Sobkowicz também brilharam pelas polonesas.

Artilheiras

Sara Boutimah – Itália (6)
Daria Kovshyk – Ucrânia (5)
Renata Adamatti – Itália (4)
Adrieli Berte – Itália (4)
Csilla Krascsenics – Hungria (4)
Sandra Lind – Finlândia (4)
Rebecca Rolin – Suécia (4)
Nikola Rybanska – Eslováquia (4)
Salome Alberbide – França (3)
Agata Bala – Polônia (3)
Bruna Borges – Itália (3)
Erika Ferrara – Itália (3)
Alessia Grieco – Itália (3)
Charlotte Gurr – Inglaterra (3)
Mali Halgunset – Noruega (3)
Simone Hand – Holanda (3)
Matilda Herranen – Finlândia (3)
Emilia Jokisalo – Finlândia (3)
Susan Kiryo – Suécia (3)
Kirstie Kural – Inglaterra (3)
Lara Lucic – Croácia (3)
Nicoletta Mansueto – Itália (3)
Denisa Skalova – Tcheca (3)
Madeleine Stegius – Suécia (3)
Klaudia Tyciakova – Eslováquia (3)
Senni Viren – Finlândia (3)
Nikolina Vujadin – Bósnia e Herzegovina (3)

FIFA
Itália avança para a Copa do Mundo | Foto: FIFA

Rodada de elite

A rodada de elite acontecerá de 18 a 23 de março de 2025. Finlândia, França, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Espanha e Suécia serão divididas em dois grupos de quatro. As duas primeiras de cada seção se classificarão para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA.

Ela começará em novembro de 2025. Nova Zelândia e Filipinas já garantiram duas das 16 vagas.