A sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires da noite desta segunda-feira, 11, foi marcada por homenagens à Assoeva e aos clubes que disputaram a final do Regional da Aslivata na categoria titulares. Flor de Maio e Palanque, ambos de Venâncio Aires e que fizeram a inédita decisão entre times da Capital Nacional do Chimarrão na competição regional, receberam certificados, por indicação do vereador Ezequiel Stahl (PTB). Na final, após 1 a 1 no jogo de ida, o Flor de Maio venceu a segunda partida por 2 a 1, no dia 3, e ficou com a taça. Os dois confrontos decisivos foram disputados no Estádio Edmundo Feix.

Carlos Dickow

Atletas da Assoeva foram homenageados. Foto: Carlos Dickow

Já por indicação do vereador Ciro Fernandes (PSC), foram homenageados dirigentes, comissão técnica e jogadores da Assoeva pela conquista do vice-campeonato da Liga Nacional de Futsal (LNF) – na final, empates em 1 a 1 em Venâncio Aires e 2 a 2 em Joinville, com o adversário marcando o gol do título no fim do segundo tempo da prorrogação e fechando o placar em 3 a 2 – e pela disputa da decisão da Liga Gaúcha. Nesta quinta-feira, 14, o time vai a Erechim, para o duelo final diante do Atlântico, precisando de um empate para erguer a taça pela primeira vez, já que na partida de ida fez 3 a 1 no Ginásio Poliesportivo.

Finalmente, a garotada da categoria Sub-20 foi homenageada com o Troféu Câmara Destaque – Prêmio Cadú Preuss, pela conquista do Gauchão diante da ACBF, de Carlos Barbosa. Em Venâncio, no jogo de ida da decisão, deu Assoeva por 4 a 2. No duelo derradeiro, na casa do adversário, derrota por 3 a 1 e prorrogação. Precisando vencer, o clube de Venâncio Aires fez o gol do título quando faltavam 15 segundos para o encerramento da segunda etapa do período extra. Douglas venceu o goleiro em cobrança de tiro livre e garantiu a festa da Febre Amarela. A indicação foi do vereador Eduardo Kappel (PP). Venâncio-airense, Cadú Preuss foi uma das 71 vítimas do voo da Chapecoense, que caiu na Colômbia, em 2016, quando o time de Santa Catarina se deslocava para jogar a partida decisiva da Copa Sul-Americana.

O presidente da Assoeva, Engelberto Hehn, e o treinador da equipe principal, Fernando Malafaia, utilizaram a tribuna do Legislativo e agradeceram por todo o apoio recebido da comunidade, especialmente nas fases decisivas da Liga Nacional de Futsal e da Liga Gaúcha. Hehn pediu mais boas energias para o confronto decisivo desta quinta-feira contra o Atlântico, que pode colocar o clube de Venâncio Aires na lista de campeões estaduais. Malafaia, por sua vez, destacou tanto o trabalho do grupo profissional quanto da equipe sub-20. “Tenho prazer de ir para o ginásio trabalhar todos os dias. E esses garotos são sementes que ainda vão dar muitas alegrias para a comunidade. Além de muito talento, eles têm o exemplo de dedicação do nosso grupo principal”, declarou o comandante.

Ulisses Castro

Assoeva foi vice-campeã da LNF 2017. Foto: Ulisses Castro