FIFA

Rakhmatov se destaca no time do Uzbequistão. Foto: FIFA

A preparação é tudo. Marcar os gols perfeitos envolve concentração, manter os olhos fixos na bola e rebatê-la no momento certo, que foi exatamente o que Anaskhon Rakhmatov do Uzbequistão fez ao fazer um voleio para o gol de Mashrab Adilov cruzado da esquerda contra o Egito.

Estacionado a 15 metros do gol, do outro lado da quadra, Rakhmatov tinha apenas uma coisa em mente enquanto a bola flutuava em sua direção: rebatê-la pela primeira vez no canto superior da rede egípcia. Conforme explicou o artilheiro ao FIFA.com, era tudo uma questão de preparação. “O mais estranho é que eu sabia que isso iria acontecer”, disse Rakhmatov, cujo golpe maravilhoso levou o Uzbequistão às oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™. “Eu me senti confiante porque todos me disseram antes da partida que eu iria marcar. “Foi um gol incrível, mas mais do que qualquer outra coisa, foi um gol importante. Pensei em meus pais, meus amigos, meus compatriotas e nossos apoiadores. Eu sabia que íamos fazer isso por causa deles.”

Poucos teriam compartilhado seu otimismo na hora do pontapé de saída, momento em que o Uzbequistão estava em último lugar no Grupo B, depois de perder as duas primeiras partidas. Os uzbeques estavam preparados para o que estava por vir, no entanto. “Não é difícil ficar motivado para um jogo como este”, disse Rakhmatov, cuja equipe havia perdido para a Guatemala e RFU no início do grupo. “Em nosso primeiro jogo, sentimos a pressão que acompanha a abertura da Copa do Mundo. Jogamos melhor na segunda partida, mas o adversário era muito forte. “Mas para esta terceira partida, vencer era a única coisa em que pensávamos. Não tínhamos opção a não ser vencer. Não importa quem você está jogando ou a pressão que está sobre você, essas são as partidas mais fáceis para se motivar. ”

O voleio de Rakhmatov, que veio depois que o Egito anulou o primeiro gol de Khusniddin Nishonov, não apenas levou o Uzbequistão para a próxima rodada, mas deu a eles sua primeira vitória na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. “Nossa grande conquista em 2016 foi apenas nos classificarmos para a Copa do Mundo pela primeira vez”, disse o jogador de 27 anos, que não viajou para a Colômbia, mas foi convocado na temporada seguinte pelo técnico espanhol do Uzbequistão na época , Jose Maria Mendez.

“Quando nos classificamos novamente, tínhamos que ter um objetivo maior. “Asseguramos um ponto na nossa primeira Copa do Mundo e agora, na segunda, vencemos nossa primeira partida e nos classificamos para as oitavas de final. Isso só mostra que aprendemos com aquele primeiro torneio e que progredimos. Tínhamos que justificar nosso lugar aqui e mostrar que éramos capazes de fazer melhor. ” que não viajou para a Colômbia, mas foi convocado na temporada seguinte pelo então técnico espanhol do Uzbequistão, José Maria Mendez. “Quando nos classificamos novamente, tínhamos que ter um objetivo maior.

“Asseguramos um ponto na nossa primeira Copa do Mundo e agora, na segunda, vencemos nossa primeira partida e nos classificamos para as oitavas de final. Isso só mostra que aprendemos com aquele primeiro torneio e que progredimos. Tínhamos que justificar nosso lugar aqui e mostrar que éramos capazes de fazer melhor. ” que não viajou para a Colômbia, mas foi convocado na temporada seguinte pelo então técnico espanhol do Uzbequistão, José Maria Mendez. “Quando nos classificamos novamente, tínhamos que ter um objetivo maior. “Asseguramos um ponto na nossa primeira Copa do Mundo e agora, na segunda, vencemos nossa primeira partida e nos classificamos para as oitavas de final. Isso só mostra que aprendemos com aquele primeiro torneio e que progredimos. Tínhamos que justificar nosso lugar aqui e mostrar que éramos capazes de fazer melhor. ”

Isso apenas mostra que aprendemos com aquele primeiro torneio e que progredimos. Tínhamos que justificar nosso lugar aqui e mostrar que éramos capazes de fazer melhor. ” Isso apenas mostra que aprendemos com aquele primeiro torneio e que progredimos. Tínhamos que justificar nosso lugar aqui e mostrar que éramos capazes de fazer melhor. ”

A seleção da Ásia Central alcançou seus objetivos graças à cuidadosa preparação para o torneio. “Fizemos muitos amistosos contra os melhores times do mundo, como Espanha, Portugal e Argentina”, disse Rakhmatov, um dos oito jogadores do Almalyk MFK em um elenco onde todos os integrantes jogam na liga uzbeque, fator que permitiu aos brancos Lobos se reúnem regularmente durante a pandemia global. “Estamos gratos à nossa associação nacional pela sua organização e por nos dar as melhores condições possíveis para irmos e enfrentarmos os melhores.”

O Uzbequistão enfrentará os melhores na fase a eliminar, onde Rakhmatov espera enfrentar o Cazaquistão por uma razão muito boa. “O jogador que mais admiro no futsal é o Douglas. Ele é incrível ”, disse o zagueiro do Uzbequistão, que também lista o ex-jogador da seleção brasileira Kaká como um ídolo do futebol. “Seria um sonho jogar contra o Douglas. Todo jogador sonha em enfrentar seu herói, e seria ainda mais incrível fazer isso em uma Copa do Mundo. ”