Contratado para ocupar a vaga deixada por PC de Oliveira, o técnico Serginho Schiochet hoje comemora a classificação do time para as fases seguintes do campeonato estadual e na Liga Nacional de Futsal (LNF), além do título da Copa Libertadores, conquistado no Paraguai.
Há dois meses no comando da equipe, o treinador ficou no banco de reservas do Futsal Brasil Kirin pela primeira vez no dia 27 de abril, quando o time de Sorocaba enfrentou a ALAF/Lajeado fora de casa. A estreia foi com vitória pelo placar de 4 x 2 pela quinta rodada da LNF.
Ao todo foram 27 jogos disputados em 61 dias, quase uma média de um jogo a cada dois dias, com o retrospecto de 17 vitórias, 2 empates e somente 8 derrotas, nas três competições disputadas. Para Serginho, a campanha foi positiva nesses primeiros meses de trabalho. “O balanço é positivo, mesmo com muitas dificuldades pela sequência de jogos e com algumas lesões que afetaram nosso elenco, conseguimos atingir nosso objetivo”, analisou o treinador.
Sem muito tempo para conhecer o elenco, o comandante, que veio da equipe do Concórdia Futsal (SC), teve o primeiro desafio na Libertadores – Zona Sul. No Paraguai, foram seis jogos e seis vitórias, erguendo a taça que era o objetivo principal da diretoria da equipe. A conquista permite ao time sorocabano fazer o confronto contra o vencedor da Zona Norte, o Real Bucaramanga da Colômbia, para ir em busca de uma vaga no mundial do ano que vem.
“O maior desafio foi, sem treinos, dar condições para a equipe vencer o torneio. Por ser o grande objetivo do clube nessa metade da temporada, não poderíamos fracassar. O que ajudou foi conhecer um pouco do grupo. Mesmo não tendo trabalho, já tinha conhecimento das características da maioria dos jogadores, mas o grande mérito foi deles em compreender rápido algumas colocações e assimilar bem algumas mudanças”, explicou o técnico.
Pela LNF, a campanha de Serginho somou 8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, deixando a equipe na quinta colocação da primeira fase, tendo vaga garantida no Grupo B da etapa seguinte, ao lado de Carlos Barbosa, Corinthians, Concórdia, Assoeva, Umuarama e Floripa. “Mesmo com os problemas enfrentados, acabamos conquistando uma boa colocação. A chave é mais equilibrada e agora espero, primeiramente, recuperar todo o grupo, aproveitando o tempo para preparar melhor a equipe e retornar às disputas com um elenco mais equilibrado para enfrentar nossos adversários”, destacou.
Depois de comandar o Concórdia por 6 anos, o técnico agora vai enfrentar sua ex-equipe na segunda fase da LNF, com partidas dentro e fora de casa. Para Serginho, o fato de conhecer bem o time catarinense não é assim tão vantajoso. “Em alguns pontos talvez possa ajudar, mas o técnico Marcão teve tempo suficiente para mudar algumas coisas, então não vejo muita vantagem nesse aspecto. Cada jogo é sempre diferente”, afirmou.
O Futsal Brasil Kirin volta a jogar no próximo dia 3 de julho, às 20h, contra o Corinthians, pela última rodada da Liga Paulista. A partida será disputada na Arena Alavanca Sorocaba. A equipe sorocabana retorna aos treinos no dia 30 deste mês.
Notícia e Imagem: Assessoria Brasil Kirin