– 51 anos – 09/05/1964
Começou a jogar aos 8 anos de idade e só parou aos 44 anos, em 2007. Desde o Mirim, quando começou a jogar federado de futebol de salão (antigo nome da modalidade), tinha a paixão por ser goleiro. Conquistou a oportunidade de jogar em bons times desde as categorias menores, sempre com algum destaque. Fez parte da seleção paulista infantil e titular nas equipes em que jogou. Aos 12 anos, tentou o futebol de campo no Palmeiras, enquanto de noite se dedicava ao futsal. Era futebol o dia todo, e quando não estava treinando, conta, jogava bola no Clube Esportivo da Penha.
Quando, então, foi “campeão Brasileiro Juvenil e treinava com o Adulto”, aí que percebeu a possibilidade “de ser um atleta de Seleção Brasileira”.
Tão logo em seu primeiro ano no adulto, virou titular do GERCAN, que contava nada mais, nada menos, do que com Pança, goleiro da Seleção Brasileira. Só que, na final do estadual, em 1985, rompeu os ligamentos do joelho e ficou afastado das quadras por 10 meses. “Bateu a paranoia se conseguiria voltar a jogar no mesmo nível”, confessa. Com muito sacrifício, pois na época os recursos de recuperação não eram os mesmos, voltou a jogar e em poucos meses recuperou a posição.
Convocado pela primeira vez em 1986, disputou o Mundial FIFUSA 1988, na Austrália – 1992, em Hong Kong – 1996 e na Espanha em 2000. Em 2005 fez sua despedida da Seleção Brasileira. “Ganhei todos os títulos que joguei – Pan-Americano, Sul-Americano, e torneios pelo Mundo”, diz.
Serginho passa a trabalhar diretamente nos jogos como representante da LNF. Ele estará hoje em São José dos Campos, no ginásio do Tênis Clube, para atuar na partida entre São José e São Paulo.
Abre aspas
Futsal ontem e hoje
– Quando começou a primeira Liga em 1996, ninguém sabia qual seria o futuro, mas foi um sucesso com 18 mil pessoas no Gigantinho. Eu acredito que o nível técnico era mais alto, tinham melhores jogadores. Hoje a prioridade é a parte física, pelo ritmo de jogo e a troca constante de jogadores, e antes o bom tinha que jogar e decidir o tempo todo, e jogava e decidia.
Sobre a nova função
– Mesmo sabendo que terei inúmeras responsabilidades, vai ser um aprendizado, e espero poder contribuir e ajudar no crescimento do esporte que foi minha vida. Voltar ao futsal hoje é, primeiramente, uma imensa satisfação. Meu objetivo é crescer, aprender e ajudar com minha experiência.
Clubes
Do C.A.Ypiranga – C. E. Penha (Menores) – , GERCAN (Juvenil) – GERCAN SP – Trans Brasil SP – Bordon SP – Moinho Água Branca SP – INPACEL PR – Internacional POA – Iate Clube RJ – Flamengo RJ – Vasco RJ – Minas TC BH – Banespa SP – Macaé RJ – Corinthians SP – ULBRA RS – UNIP S. Bernardo SP
Títulos
– Paulista (6x) – Paranaense (3x) – Gaúcho (1x) – Carioca (2x) – Mineiro (2x) – Taça Brasil (5x) – Brasileiro de Seleções (3x) – Liga Nacional (1x)
– Pela Seleção Brasileira – Mundial FIFA (2x)
Liga Nacional
– Jogou 10 Ligas e foi eleito 5x o melhor goleiro da competição. Isso que, “quando começou a liga em 1996, eu tinha 36 anos”, se gaba. Também foi campeão da primeira Liga Futsal com o Inter Ulbra.
– Jogos mais importantes da carreira – As duas finais dos Mundiais FIFA contra EUA (1992) e Espanha (1996)
Assessoria e Comunicação LNF