As belas paisagens da cidade de Foz do Iguaçu serão pano de fundo para a preparação da Seleção Brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo 2016. Será na cidade paranaense que o grupo de convocados irá se reunir antes da disputa do torneio classificatório para a competição mais importante da modalidade.

Mas não é só o turismo ecológico que movimenta os habitantes iguaçuenses: a cidade também respira esporte, principalmente o futsal. Com tanto fanatismo pela modalidade, a mobilização para receber os atletas da Seleção Brasileira já é grande, conforme aponta o secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson de Andrade.

“A expectativa é grande para a chegada da Seleção, ainda mais sabendo da importância que é esta preparação para a Copa do Mundo e de poder ter o grupo esses 10 dias reunidos aqui. Já existe um reflexo positivo em Foz do Iguaçu e estamos muito felizes em saber que a cidade foi escolhida para ser casa do Brasil durante este período. Esperamos que possa dar sorte, que a Seleção consiga fazer um ótimo trabalho aqui e todos saiam contentes e preparados para conquistar a vaga no Mundial”, afirma.

O palco de toda essa preparação do Brasil será o Ginásio Costa Cavalcanti, a principal praça esportiva de Foz do Iguaçu. Andrade ressalta os pontos positivo da casa, que também já recebeu o Brasil em outras modalidades.

“O Costa Cavalcanti é o principal ginásio que temos aqui. A capacidade é de aproximadamente 5 mil pessoas e já recebeu inclusive jogos da Seleção Brasileira de Futsal, além do Basquete, Handebol, enfim, grandes eventos e sempre com presença marcante do público. Foz do Iguaçu é propícia para receber esses tipos de evento, a população abraça e procuramos captar essa movimentação como turismo esportivo, por conta da visibilidade que nos dá”, explica.

Recordação

O momento será ainda mais especial para Andrade, ou melhor, Anderson, o “Anjo Loiro”. Era assim que o agora secretário municipal de Esportes de Foz do Iguaçu era conhecido quando jogava futsal. Sim, Anderson é ex-jogador e um dos maiores ídolos da torcida iguaçuense, chegando inclusive a defender a Seleção Brasileira, momento que ele revela ter sido um dos mais marcantes da carreira.

“Já tive o prazer de jogar pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias para o Mundial de 2000. A competição foi aqui em Foz do Iguaçu, dentro da minha casa. Logicamente que foi para mim um momento único, ainda mais com o título e a vaga garantida na Copa do Mundo. Por tudo isso ver a Seleção Brasileira aqui novamente tem um gostinho especial para mim, como se estivesse revivendo um sonho, mas agora vivencio esse momento como secretário de esportes da cidade”, diz.

E a nostalgia vai ficar ainda maior para Andrade quando no dia 31 a Seleção Brasileira entrar em quadra para enfrentar o Uruguai. O amistoso será o primeiro compromisso da Seleção em 2016 e já tem expectativa de casa cheia.

“Todos os eventos esportivos que temos captados aqui em Foz procuramos fazer sem custo para quem for acompanhar. O amistoso contra o Uruguai, por exemplo, no dia 31, a entrada deve ficar por conta da doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. Também esperamos estreitar os laços dos atletas da Seleção com comunidades carentes daqui, até para aproximar os ídolos das pessoas que tanto os admiram”, aponta.

A Seleção Brasileira de Futsal se apresenta em Foz do Iguaçu a partir do dia 23 de janeiro. Além do amistoso contra os uruguaios, há a expectativa de se disputar ainda outro jogo, mas ainda não confirmado. Da cidade paranaense o grupo viaja direto para Assunção, sede das Eliminatórias da Copa do Mundo. A estreia do Brasil na competição está marcada para o dia 5 de fevereiro, contra a Venezuela.

Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS
Imagem: Divulgação