Preparadores físicos Mauro Sandri e João Carlos Romano (à direita) orientam atletas em academia

A Seleção Brasileira de Futsal realizou na tarde desta segunda-feira (9) uma sessão de treino especial depois de vencer o amistoso contra o Uzbequistão por 5 a 2. O objetivo principal do treino foi acelerar a recuperação dos atletas e prepará-los para o próximo desafio. O Brasil estreia na Copa do Mundo, em Bukhara, no próximo sábado( 14), contra Cuba.

João Romano, preparador físico da Seleção, explicou como foi o trabalho pós-jogo. “Realizamos um treino focado na aceleração da recuperação. Temos um campeonato importante se aproximando, nosso objetivo é recuperar os jogadores e promover ganhos para aqueles que participaram menos do jogo”, afirmou Romano. Ele detalhou que a sessão de hoje não foi apenas sobre recuperação, mas também sobre proporcionar um estímulo a mais para a semana que se aproxima.

“Como provavelmente até a estreia no sábado não conseguiremos realizar outro treino muscular, optamos por acelerar a recuperação e introduzir um estímulo muscular que ajude na preparação para o próximo jogo. É um trabalho resistido com incremento de força, mas não se trata de uma carga baseada em força máxima,” explicou Romano.

Preparadores físicos Mauro Sandri e João Carlos Romano (à direita) orientam atletas em academia
Créditos: Leto Ribas/CBF

O preparador físico também destacou que o treino foi projetado para promover alterações benéficas sem causar desgaste. “O jogo já provoca dor muscular, e nosso objetivo é minimizar essa dor tardia. O foco é na força funcional, para garantir uma recuperação eficaz e preparar os jogadores de forma ideal para os próximos desafios,” concluiu.

A Seleção Brasileira viaja para Bukhara nesta terça-feira (10), onde continua a preparação para estreia na Copa Do Mundo, dia 14, contra Cuba, no Complexo Esportivo Universal de Bukhara.