
Brasil conquistou a Copa do Mundo de 1989. Foto: Divulgação FIFA
Em setembro o Brasil inicia a caminhada em busca do oitavo título mundial de futsal – o sexto com a competição sendo realizada pela FIFA. E essa dinastia da seleção brasileira nos torneios mundiais começou em 1989, quando a entidade maior do futebol realizou a primeira Copa do Mundo, que teve a Holanda como sede.
Vale ressaltar que o Mundial daquele ano, marcou a transição do Futebol de Salão para o Futsal. Antes, as competições eram organizadas pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão), e como a CBF era atrelada à FIFUSA, ainda não havia uma seleção definitiva, sendo assim o time completo do Bradesco (RJ), representou nosso país.
Os brasileiros chegavam ao Mundial com dois títulos no currículo conquistados na época da FIFUSA. Porém, em quadra, o início contou com um susto: estreia contra a Hungria e derrota por 3 x 2 (Toca e Atila marcaram para a Seleção).
A recuperação não demorou, veio na rodada seguinte. Em duelo contra a Arábia Saudita, goleda por 8 x 0 para lavar a alma dos brasileiros. Os gols foram marcados por Raul, Toca (2x), Gilson, Benatti (2x), Atila e Neimar.
Fechando a primeira fase os brasileiros enfrentaram a Espanha, em confronto que tomou ares de grande rivalidade ao longo dos anos. Mais uma vitória do Brasil, desta vez por 4 a 1, com Raul, Benatti e Marquinhos balançando as redes.
Segunda fase
Naquela época o sistema de disputa foi diferenciado. Após os primeiros confrontos, as equipes se classificaram para formar um novo grupo. Os brasileiros caíram na chave com Argentina, Paraguai e Estados Unidos. No primeiro confronto da nova fase, a Seleção Brasileira encarou o Paraguai e venceu com tranquilidade: 5 x 1 no placar. Depois foi a vez da Argentina sofrer com os brasileiros em ação. Vitória sobre nossos hermanos por 6 x 3.
Fechando esta segunda fase de Grupos, os americanos surpreenderam, venceram os brasileiros por 5 x 3 e garantiram vaga na semifinal com a melhor classificação na chave – seguido de Brasil.
Semifinal e final
No confronto eliminatório que iria decidir quem avançava, a Seleção Brasileira encarou a Bélgica. Em quadra, um empate emocionante por 3 x 3, que levou o jogo a ser decidido nos pênaltis. Melhor para os brasileiros, que saíram com a vitória após a disputa.
Na outra semifinal, os Estados Unidos caíram para os donos da casa. A Holanda desbancou a surpreendente seleção americana e garantiu vaga na disputa pelo primeiro título de Copa do Mundo de Futsal FIFA.
Na decisão pelo título, o Brasil levou a melhor com dois belos gols, um de Benatti e outro de Raul, que garantiram o triunfo por 2 x 1 na partida.
Final
Campeão: Brasil
Vice-campeão: Holanda
Terceiro: EUA
Quarto: Bélgica
Bola de Ouro adidas: Victor HERMANS (NED)
Chuteira de Ouro adidas: Laszlo ZSADANYI (HUN)
Prêmio FIFA Fair Play: EUA
Seleção Brasileira
- Silvio Sérgio Astor G. Machado (Lula)
- João Ricardo P. Sampaio (Cadinho)
- Dirceu Ventura Texeira (Dirceu)
- Gilson M. Moreira (Gilson)
- Marcos da Silva Simpson (Marquinhos)
- Sergio Benatti Pasculi de Curci (Benatti)
- Atila Storni (Atila)
- Raul de Cerqueira de Rezende (Raul)
- Carlos Octavio C. dos Santos (Toca)
- Carlos Alberto da Cunha (Carlos Alberto)
- Neimar José Valadares de Castro (Neimar)
- Sérgio Luiz Coelho Pinto (Serginho)
- Adílio de Oliveira Gonçalves (Adílio)