O mês de outubro possui grande importância quando o assunto é a saúde da mulher. O décimo mês do ano é marcado pela Campanha Outubro Rosa, que visa compartilhar informações sobre o Câncer de Mama, promovendo aconscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Destacando a seriedade do tema, os jogadores do Taubaté entraram em quadra na última terça-feira (15), na partida diante do Impacto Futsal, válida pela Liga Paulista, com um faixa incentivando a realização do autoexame.
O Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem.
“É muito importante estimular a participação de todas as mulheres no Outubro Rosa. O Taubaté, que possui como uma de suas missões proporcionar boas práticas a toda a sociedade, aderiu à campanha que é de suma importância para todos. A realização do autoexame é fundamental para a prevenção à doença”, destacou André Coutinho, presidente do Taubaté.
O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. O Câncer de Mama tem significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. No Brasil, foram estimados 73.610 novos casos em 2023, o que ressalta a importância da conscientização.
Na próxima sexta-feira (18), antes do jogo diante da UNIARA Araraquara pela penúltima rodada da Primeira Fase da Liga Paulista, os jogadores taubateanos irão novamente repetir a ação, entrando em quadra com a faixa em prol da campanha.