Nesta segunda-feira (9), o São Lourenço recebeu uma visita especial para o treino. Adolescentes e professores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acompanharam aquecimento e treino tático da equipe.
O SCFV integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.
A professora Graziela Dall Agnol, que acompanha o trabalho com os jovens, explica que a segurança de convívio, garantida aos usuários pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), refere-se à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família.
“O direito ao convívio é assegurado, por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos”.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.
Na semana da criança, em São Lourenço do Oeste, estão sendo realizadas atividades especiais com os alunos, entre elas, a visita ao treinamento do Futsal São Lourenço. O supervisor técnico da equipe, Antonio Mello, enfatiza que a missão quanto diretoria e equipe vai muito além das quatro linhas da quadra. “Nós acreditamos no poder do esporte, na alegria e na mudança de vida que ele traz para as pessoas e principalmente para jovens e por isso sabemos da importância dessa visita para esses adolescentes. Pra nós, quanto Futsal São Lourenço, é gratificante recebe-los em nossa casa”, disse ele.