
São José comemora o título inédito da Liga Paulista de Futsal. Foto: Elvis Henrique
O São José venceu o Dracena por 5 a 2 e conquistou, pela primeira vez, o título da Liga Paulista de Futsal (LPF). Após o empate por 3 a 3 na ida, o duelo decisivo foi realizado neste domingo (4), no Tênis Clube, em São José dos Campos. Os visitantes buscavam o tri consecutivo.
Empurrado pelo torcida, o São José viveu um início de noite inspirado, sobretudo pelas atuações de Vandinho, Xuxa e Pelé. Contudo, teve mais. Entre outros nomes que deram muito trabalho ao Dracena, está o goleiro Matheus, que não poupou tentativas de longe, abrindo o placar em uma delas.
Pelos lados do desfalcado Dracena, a equipe não conseguiu segurar o ímpeto do São José e também ficou distante do poder de reação exibido em “batalhas” anteriores, como na semifinal diante do Taubaté. Tiago Loose, por sua vez, manteve o nível e salvou o atual bicampeão de um revés maior.

Time do Vale do Paraíba derrubou o Dracena, campeão das duas edições anteriores. Foto: Elvis Henrique
Primeiro tempo
Com quase três minutos jogados, o São José dava fortes indícios de que pressionaria, e uma arma do time da casa dava seu “cartão de visita”. O goleiro Matheus arriscou do campo de defesa e abriu o placar.
O São José tinha mais volume de jogo, porém o Dracena escapou rapidamente e empatou (pela primeira vez) faltando nove minutos. Alan chutou, e a sobra caiu no pé de Two, que empurrou para as redes sem obstáculo.

Tênis Clube teve casa cheia na decisão. Foto: Elvis Henrique
Não demorou muito e o São José retomou a dianteira no placar. Os visitantes fizeram a sexta falta, e Vandinho cobrou o tiro livre sem defesa para Tiago Loose. Também de bola parada veio o empate do Dracena pouco antes do intervalo. Em outro contra-ataque, a bola tocou no braço de Vandinho, e o árbitro deu pênalti. Paulo Victor, um dos que jogou no sacrifício, cobrou forte e alto.

Reação dracenense parou na etapa inicial. Foto: Elvis Henrique
Segundo tempo
Após o descanso, só deu São José. E agora não apenas no volume de jogo como na etapa inicial. Faltando 13 minutos, o Dracena saiu jogando errado, Gustavo ajeitou e finalizou para recolocar time da casa em vantagem.

Vandinho e Pelé foram dois dos destaques do time joseense. Foto: Elvis Henrique
A falta, no lado direito do ataque, que rendeu o quarto gol ao São José ocorreu faltando um pouco menos de oito minutos. A jogada ensaiada parou no pé de Vandinho, e a finalização morreu no canto direito de Loose.
O Dracena, ainda faltando cerca de seis minutos, optou pelo uso do goleiro-linha. Alanzinho fez a função. Mas a reação, de fato, não veio, grande parte também em razão da partida feita pelo São José até o fim.
Faltando 1min 30seg, Alisson aproveitou o passe errado e mandou para o gol dracenense vazio. A partir disso, nem o banco do São José, tampouco a torcida joseense, seguraram o grito de “É campeão!”.

Conforme a assessoria do Dracena após a final, trabalhos retornam em fevereiro de 2023. Foto: João Paulo Benin