São José dos Campos recebe a partir desta quinta-feira, 9, a 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos. A competição reúne 24 equipes, masculinas e femininas, de 18 países. A abertura está marcada para as 17h desta quinta-feira, no ginásio do Teatrão.
Logo após a abertura, às 19h, a seleção brasileira feminina estreia no Mundial com um clássico contra a Argentina, no Teatrão. A seleção brasileira masculina estreia contra Trindade e Tobago, na sexta-feira, 10, às 8h, também no Teatrão.
O Mundial de Futsal de Surdos será disputado de 9 a 18 deste mês em alguns ginásios de São José dos Campos. Haverá jogos no Teatrão, Farma Conde Arena, Poliesportivo Altos de Santana, do ginásio Delmar Buffulin e no Tênis Clube. O encerramento está marcado para o dia 18, a partir das 17h, na Farma Conde Arena.
O Mundial reunirá mais de 700 surdoatletas e membros de comissão de 18 países, sendo 24 equipes: oito no feminino e 16 no masculino. Os países confirmados são: Brasil, Alemanha, Argentina, Bulgária, Dinamarca, Inglaterra, Irã, Irlanda, Japão, Kuwait, Paraguai, Quênia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia e Trindade e Tobago.
Confira a tabela da primeira rodada do Mundial:
Feminino
09/11 – Teatrão – 19h – Brasil x Argentina
10/11 – Ginásio Delmar Buffulin – 8h – Alemanha x Irlanda / 10h15 – Inglaterra x Japão
Masculino
10/11 – Teatrão – 8h – Brasil x Trinidad e Tobago (Grupo A) / 10h15 – Suécia x Paraguai (Grupo B) / 18h – Suíça x Inglaterra (Grupo C) / 20h15 – Kuwait x Dinamarca (Grupo C)
10/11 – Poliesportivo Altos De Santana – 9h – Japão x Bulgária (Grupo D) / 10h15 – Argentina x Tailândia (Grupo D)
Surdolimpíada Nacional
São José dos Campos já sediu uma competição para surdodesportos. Em 2021, a cidade recebeu a 3ª edição da Surdolimpíada Nacional, que reuniu mais de 740 atletas surdos e membros de comissão técnica, de todo o Brasil, que disputaram 15 modalidades esportivas.
Mundial de Futsal de Surdos
O Mundial de Futsal de Surdos é realizado desde 2007 e agora chega ao Brasil. A última edição foi realizada em 2019, na Suíça. E a seleção brasileira feminina conquistou o título inédito.
Na final, as brasileiras derrotaram a seleção da Polônia, por 4 a 0, e fecharam a participação com 100% de aproveitamento. O terceiro lugar ficou com a seleção da Alemanha.
No masculino, a seleção brasileira ficou no 7º lugar em 2019. Foi a melhor colocação do país na história dos Mundiais. A campeã foi a Espanha, seguida por Suíça e Rússia.