O Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, abriu suas portas nesta segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, para se emocionar uma última vez com seu rei. O velório em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, começou às 10h (horário de Brasília) e tem duração prevista de 24 horas.

Entre familiares, ex-companheiros de Santos, antigos adversários, torcedores de rivais e autoridades, de diferentes nacionalidades, milhares de pessoas compareceram à cerimônia. A fila de visitantes, que começou a ser formada já de madrugada, se estendiam por mais de cinco quarteirões ao redor do estádio que foi a casa de Pelé de 1956 a 1974.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, esteve presente, acompanhado por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Para o velório, seguindo um desejo do “Rei do Futebol”, o Santos armou uma estrutura uma estrutura sobre o gramado da Vila Belmiro. Nesta área, alguns dos enfeites foram coras de flores enviadas por clubes do mundo todo, como Real Madrid e o arquirrival Palmeiras. Os craques Romário, Neymar e Vinícius Júnior fizeram o mesmo.

Pelé marcou 288 gols em 210 jogos neste estádio, a sua casa, segundo números do clube. Ali, ele proporcionou aos torcedores santistas momentos de êxtase e incredulidade com suas jogadas que aliavam habilidade, inteligência, força e capacidade atlética — cenas que seriam reproduzidas mundo afora.

Hoje, o clima foi de uma emoção mais contida, em admiração e respeito aos familiares desta lenda do futebol. O silêncio era quebrado por duas músicas que faziam o som ambiente: o hino oficial do Santos e a canção “Meu Legado”, composta pelo próprio ex-jogador.

O corpo de Edson Arantes do Nascimento será velado por 24 horas ali. Depois, sairá por um cortejo pelas ruas de Santos, de modo que seu caixão passe em frente à casa da mãe de Pelé, Celeste Arantes, que tem 100 anos de idade. O sepultamento será realizado no Cemitério Memorial, em evento de acesso restrito à família e amigos mais próximos.

Veja outras imagens da cerimônia e dos arredores da Vila Belmiro: