Fifa
Dilshod Salomov é o capitão do Tajiquistão

Dilshod Salomov está nas nuvens. Recentemente, ele foi capitão do Tadjiquistão, contra todas as probabilidades, conquistando pela primeira vez uma vaga na Copa do Mundo de Futsal da FIFA™. Validou enfaticamente sua decisão de trocar grama por quadras. “Comecei como um jogador de futebol tradicional”, disse Salomov à FIFA .

“Em 2010, fiz parte da seleção sub-16 do Tadjiquistão que participou da Copa Asiática de Seleções em Tashkent. lateral antes de mudar para o futsal “Desde 2014, jogo pela seleção nacional de futsal do Tajiquistão. A Copa Asiática de Futsal da AFC de 2024, na Tailândia, foi meu quinto grande torneio.”
Depois de levar a sua equipa a um quarto lugar histórico nas recentes finais continentais na Tailândia, os seus pensamentos voltaram-se para um palco maior: o Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA™, que terá lugar no vizinho Uzbequistão, de 14 de Setembro a 6 de Outubro.

Fifa
Dilshod Salomov começou na grama e depois foi para a quadra

“A nossa participação na Taça Asiática foi muito difícil, pois o nosso grupo estava repleto de equipas fortes: Coreia do Sul, Quirguistão e Japão”, disse o jogador de 28 anos. “Todas as partidas foram muito tensas e difíceis, mas estou feliz por termos conseguido um bom desempenho e nos classificarmos para a Copa do Mundo de Futsal.”

A conquista marca também a primeira vez que o Tajiquistão participará no evento de maior prestígio do futsal, tornando-o num momento histórico e numa experiência inesquecível tanto para o jogador como para o país. “É claro que estamos todos muito felizes pelo facto do Tajiquistão se ter qualificado para o nosso primeiro Mundial de Futsal”, disse Salomov. “Participar de um é um sonho para todo jogador.”
O capitão também espera que a sua aparição no cenário mundial do futsal inspire ainda mais o país da Ásia Central, que está a registar um crescimento significativo nos seus dois desportos mais populares, o futebol e o futsal.

“A qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal é uma grande conquista e também um momento histórico para o Tajiquistão”, continuou. “Anteriormente, a seleção sub-17 do país disputou a Copa do Mundo de 2007 e 2019. Agora é a vez da seleção de futsal.”

“Depois da nossa participação na Copa da Ásia, onde estávamos invictos no tempo normal, fomos recebidos calorosamente em Dushanbe. Centenas de torcedores compareceram ao Aeroporto Internacional de Dushanbe para receber calorosamente a equipe. A nossa qualificação proporcionará motivação extra às crianças que adoram futebol e futsal.” Agora, com a Copa do Mundo no horizonte e todo o país atrás deles, Salomov está confiante nas habilidades de seu time e aproveitando a chance de competir contra os melhores times do Uzbequistão.

“Estamos ansiosos pelo dia 26 de maio, quando o sorteio do Uzbequistão 2024 será realizado em Samarcanda”, disse ele. “Não há times fracos na Copa do Mundo. No Pote 1, enfrentaremos uma das melhores equipes do jogo e seria emocionante jogar contra o atual campeão mundial, Portugal. “O nosso desempenho dependerá também do sorteio, mas vamos tentar passar da fase de grupos. Aconteça o que acontecer, a nossa equipa lutará até ao último suspiro em todos os jogos, independentemente dos nossos adversários.”

Fifa
Dilshod Salomov em ação pelo Tajiquistão