A Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, que decorre entre 29 de Novembro e 3 de Dezembro, decidirá as quatro equipes que avançam para a fase final, nos dias 2/3 e 4/5 de Maio.
Os quatro vencedores dos grupos qualificar-se-ão para a fase final, sendo que os anfitriões e a data do sorteio serão confirmados.
Grupos da rodada de elite
Grupo A (29 de novembro a 2 de dezembro): Barça (ESP), Etoile Lavalloise (FRA), Città di Eboli (ITA), Riga Futsal Club (LVA)*
Na temporada passada, o Eboli venceu o Riga (então chamado Petro-w) por 10-3 na rodada principal.
Grupo B (29 de novembro a 2 de dezembro): Benfica (POR), Kairat Almaty (KAZ), Dobovec (SVN), Prishtina 01 (KOS)*
Benfica e Kairat já jogaram seis vezes nesta competição, mais recentemente numa vitória por 2-1 do clube português na Ronda de Elite, em Almaty, na época passada, que garantiu a vaga na fase final. O Benfica também venceu o bicampeão na Ronda de Elite de 2018/19, por 5-3, enquanto o Kairat venceu por 6-2, após prolongamento, nos quartos-de-final de 2020/21 e nas grandes penalidades, no “play-off” do terceiro lugar de 2010/11. . Esse jogo terminou 3-3, tal como um encontro na segunda pré-eliminatória de 2005/06 (precursora da Ronda de Elite). O Benfica venceu o Dobovec por 8-1 na eliminatória principal desta temporada e por 6-1 em 2015/16.
Grupo C (30 de novembro a 3 de dezembro): Sporting CP (POR)*, Sporting Anderlecht Futsal (BEL), Loznica-Grad 2018 (SRB), Haladás (HUN)
O Sporting venceu o Anderlecht por 7-1 nas meias-finais em Maio passado, em Palma de Maiorca, além de derrotar o então Halle-Gooik por 3-2 na ronda de elite de 2017/18 e por 5-1 na ronda principal de 2016/17. Na temporada passada, o Loznica-Grad perdeu por 4-2 para o Sporting na ronda de elite e por 2-1 para o Anderlecht na ronda principal.
Grupo D (29 de novembro a 2 de dezembro): Mallorca Palma Futsal (ESP, detentor do título)*, Hit Kyiv (UKR), Olmissum (CRO), Lubawa (POL)
O Hit Kyiv derrotou o Olmissum por 4 a 1 na rodada principal desta temporada.
*Anfitriões do grupo
Fatos da equipe
O Palma conquistou o título na estreia na temporada passada. Barça, Benfica, Kairat e Sporting CP, vice-campeão de 2023, já foram vencedores.
O Anderlecht chegou às meias-finais pela primeira vez na época passada, ao perder com o Sporting CP. Os ex-Halle-Gooik são os únicos candidatos restantes, além dos cinco vencedores anteriores, a terem chegado às quartas de final.
O Kairat é o primeiro clube a disputar 20 temporadas nas competições de futsal da UEFA. O último jogo da fase principal tornou-os nos primeiros a disputar 100 jogos nas competições de futsal de clubes da UEFA.
A vitória do Sporting CP sobre o Olmissum, por 6-2, no último jogo da ronda principal, significou que igualou o recorde do Inter FS de 68 vitórias nas competições de futsal de clubes da UEFA e ficou dois acima do antigo recorde do Inter de 410 golos (o Benfica tem agora 409 golos). Nuno Dias, do Sporting, também se tornou o primeiro treinador a registar 50 vitórias em competições com um único clube (Jesús Velasco tem 60 vitórias, mas com várias equipas).
Equipes que passaram pela fase preliminar: Lubawa, Prishtina 01 e Riga. Esta é a primeira vez no formato atual (desde 2017/18) que três equipas chegam à ronda de elite a partir da fase preliminar. Lubawa só se classificou nessa rodada como melhor vice-campeão, terminando atrás do Prishtina 01 em seu grupo pelos gols marcados.
Etoile Lavalloise, Hit Kyiv, Lubawa e Prishtina 01 estão em suas primeiras temporadas europeias.
O Riga Futsal Club inscreveu-se anteriormente como Petro-w e chegou à ronda de elite pela primeira vez. Na fase preliminar, a contratação de verão, Ricardinho, marcou seis vezes e chegou aos 55 anos na competição, ultrapassando o anterior recordista André Vanderlei. Ele tem agora 59 anos, depois de ter somado dez nesta temporada, um abaixo do seu recorde pessoal em 13 campanhas, alcançado pelo Benfica em 2007/08.
O Riga marcou 58 golos em seis jogos esta temporada, o maior número desde que o FC Dynamo marcou 66 ao terminar como vice-campeão em 2004/05 (na temporada anterior, o Action 21 Charleroi marcou um recorde de 76).
Croácia, Kosovo, Letónia, Polónia, Sérvia, Eslovénia e Ucrânia nunca tiveram uma equipa na final four pós-2007 no formato actual (embora Dobovec tenha disputado a fase final única de oito equipas de 2020/21, Shakhtar Donetsk chegou às meias-finais a duas mãos de 2005/06, e tanto o MNK Split da Croácia (chegando às meias-finais) como o Clearex Chorzów da Polónia (eliminado na fase de grupos) estiveram na primeira fase final a oito equipas de 2001/02) .