
Por mais que Santa Catarina e Paraná cresçam na modalidade, o Rio Grande do Sul ainda é o estado mais forte do futsal brasileiro. Não à toa soma o maior número de títulos, com 11 no total de seus representantes. Além disso, tem em Carlos Barbosa a Capital Nacional do Futsal e em 2025 reserva uma novidade. O Vélez Camaquã se junta à tradicional dupla de peso ACBF e Atlântico.
Os dois clubes chegam para a competição em momentos distintos. O Galo vai para mais uma temporada sob comando de Paulinho Sananduva, treinador experiente e conhecedor da casa. Campeão da LNF em 2023, ele terá um elenco com a base mantida de 2024. Algumas das caras novas são o goleiro Ryan e o fixo Thales.
A ACBF, por outro lado, fez uma alteração de rota recente. A diretoria trocou o treinador. André Bié deu lugar a Peri Fuentes, egresso do Umuarama. Antes dele, porém, o grupo foi reforçado. Chegaram o ala esquerdo Gustavinho, o goleiro Ângelo, e os pivôs Camilo e Juninho.
“Expectativa é chegarmos entre os quatro, pois assim estaremos mais próximos de uma final. A ACBF sempre entra nas competições para brigar por títulos. Além disso, criarmos uma identidade com nosso torcedor e que ele seja o nosso 6° jogador dentro de quadra”, prevê o treinador recém-chegado.
Por fim, no Vélez Camaquã tudo é novidade. Ao ingressar na vaga da Assoeva, em parceria com a Franqueada Ícone, o time vai debutar na LNF. Quem comanda a equipe é Gustavo Pellisoli, que terá nomes como o ala Gabriel Gurgel (bicampeão da Libertadores e campeão da LNF) e Xitão (ex-Uruguaianense).
Estreia dos gaúchos na LNF Cresol 2025, todos com transmissão ao vivo no GOAT e LNFTV:
- Atlântico x Minas | 19.04 às 14h
- ACBF x Blumenau | 19.04 às 17h
- Vélez Camaquã x Pato | 21.04 às 19h