Samara Graciolli
São Lourenço x Magnus – Oitavas de final LNF | Foto: Samara Graciolli

O São Lourenço foi um dos quatro clubes que caíram no primeiro rebaixamento da Liga Nacional de Futsal (LNF). Porém, mesmo assim, o time catarinense está disputando as quartas de final da competição. O que acontece se o clube for campeão? O ge responde.

O rebaixamento da LNF e, consequentemente, a criação da Liga de Acesso (segunda divisão), foi definido e aprovado por todos os franqueados em 2022 – o São Lourenço estreou na Liga em 2023.

Na época, foi criado o rebaixamento pela somatória de duas temporadas (2023 + 2024), onde as quatro piores campanhas iriam para a Liga de Acesso em 2025.

Em 2023, o São Lourenço foi vice-lanterna, somando apenas 13 pontos. Porém, neste ano, o time foi muito melhor e se classificou ao mata-mata em 15° lugar.

O rebaixamento do São Lourenço foi no limite, definido pelo saldo de gols (SG). O clube catarinense fez a mesma campanha do Esporte Futuro na somatória, mas ficou dentro do Z-4 porque teve -28 de SG e o time paranaense fez -27 de SG.

Nas oitavas de final, o São Lourenço enfrentou o Magnus. No jogo de ida, vitória do Cachorrão por 7 a 3, em Santa Catarina.

Contudo, o Magnus escalou um jogador irregular e, após decisão da justiça, foi eliminado da competição. Dessa forma, o São Lourenço avançou às quartas de final e vai enfrentar o Pato.

Agora, o que acontece se o São Lourenço for campeão e rebaixado na mesma temporada? De acordo com a LNF, essa situação não consta no regulamento atual da competição.

“No regulamento só constam os itens vigentes ao ano da competição. Como a competição [Liga de Acesso] ainda não existe, não tem como colocar no regulamento. A partir do ano que vem, estará lá”.

Assim, mesmo se o São Lourenço vencer a LNF 2024, o clube terá que jogar a Liga de Acesso em 2025.