LNFS
Rafa Santos, jogador do ElPozo Murcia Costa Cálida, acompanhado do Coordenador de Esportes do clube, Vinicius Teixeira

O centro Rafa Santos vai continuar a usar o elástico do ElPozo Murcia Costa Cálida. O clube e o jogador de 32 anos prolongam o compromisso para as próximas três épocas. “Desde que cheguei queria ficar numa equipa tão grande”, disse o jogador brasileiro, que enfrenta a fase final da Liga com a ambição de conquistar o primeiro título com a camisola do presunto.

O curso de reformas do ElPozo Murcia Costa Cálida continua. A equipe comandada por Javi Rodríguez no banco e por Vinicius Teixeira, Kike Boned e Fran Serrejón nos escritórios renovou Juanjo, Ricardo Mayor, Marcel e agora Rafa Santos nas últimas semanas. O centroavante brasileiro assinou pelo clube em 2020, junto dos japoneses Nagoya Oceans e vai continuar, caso termine o seu contrato, até 2026.

Rafa Santos lembra que, desde que saiu do Brasil, sempre assinou contratos longos, também durante a passagem pelo Japão: “Acho que é pelo trabalho, eu mereço porque dou tudo de mim em tudo o que faço”, disse. Assegura que procura melhorar dia a dia, não só na parte goleadora, mas também na defesa e “contribuindo cada vez mais fora do relvado”.

Em sua terra natal, Rafa Santos passou por São José Futsal, Magnus Futsal e ACBF. Teve uma breve passagem pela Geórgia, no Iberia Tbilisi (2013/14). Em sua aventura japonesa, que durou três temporadas, conquistou a Liga e a Supercopa com o Nagoya Oceans. Ainda espera a primeira vitória como jogador do ElPozo Murcia Costa Cálida, numa equipa que esta temporada é quarta na competição nacional, numa trajetória claramente ascendente: “Queria ganhar um título mas não foi possível até agora. Temos a Liga e pode ser que consigamos algo bom. Estou ansioso pelo momento de ganhar alguma coisa”, declarou o jogador.

O jogador de 32 anos nasceu em São Bernardo do Campo (Brasil) em 25 de setembro de 1990. Nesta temporada, ele participou de 22 dos 24 jogos do campeonato e marcou 11 gols. Marcou 18 na campanha 2020/21 e 16 em 2021/22, terminando esta última como o melhor marcador da equipa. É um jogador específico para essa posição de pivô em que divide os holofotes com o compatriota Bruno Taffy. “Está entre os três jogadores que jogam mais minutos e eles apostaram na sua continuidade, não só pelos seus números, mas também pela qualidade do jogo, pela sua qualidade humana, pela forma como compete e pelo seu profissionalismo”, afirmou. Vinícius Elías Teixeira.

Vinícius: “Acreditamos que continuará a ser um dos jogadores mais importantes”

O Coordenador Desportivo do clube e ex-jogador da equipa de presuntos destacou que “os jogadores chegam hoje a um estado de forma aos 30 ou 32 anos que não atingiam antes”. É por isso que eles renovam um jogador que já tem mais de trinta anos por três temporadas. “Existe um maior profissionalismo que permite ao jogador prolongar a sua carreira desportiva e vamos tentar aproveitar o melhor momento da carreira do jogador”, acrescentou. “Acreditamos que ele continuará sendo um dos jogadores mais importantes do nosso clube e da Seleção Brasileira.”

Sobre a política de renovação do clube, Vinicius disse que tenta “ajudar com números” e com o que valoriza para melhorar o elenco. Recorde-se que o ElPozo Murcia vem de um “momento recente de irregularidade” e que a aposta é “ir aos poucos e tomar decisões com calma”, também em relação aos jogadores que ainda não renovaram.