Edson Castro
ATL 3×0 UMU | Foto: Edson Castro

Após 12 rodadas, os três times gaúchos estão dentro da zona de classificação para as oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). Atlântico, Vélez Camaquã e ACBF buscam permanecer entre os 16 primeiros colocados para chegar ao mata-mata da competição.

Com base nas últimas três edições, período em que a Liga passou a ser disputada por 24 equipes que se enfrentam em turno único na fase inicial, a média de pontos necessária para avançar à fase eliminatória é acima de 25.

Em 2022, o último classificado fez 23 pontos. No ano seguinte, 26. Por fim, no ano passado, o 16° colocado teve 27 pontos.

Com base no histórico, o Atlântico é o único representante do Estado que já atingiu a pontuação necessária, pois está na terceira colocação e soma 28 pontos. Quem está próximo é o Vélez Camaquã, nono lugar com 21 pontos e uma partida a menos. Ou seja, 11 jogos disputados. Em caso de duas vitórias nas 12 partidas restantes, o Alviazul deve confirmar a classificação.

Já a ACBF, que está na 11ª colocação com 20 pontos, é quem está mais distante da marca, ainda que não deva ter dificuldades para atingir o número. Será necessário fazer nove ou 10 pontos nas próximas 11 rodadas.

Após a primeira fase da Liga, avançam às oitavas de final os 16 melhores times. Depois, o primeiro colocado encara o 16°, o segundo o 15° e assim por diante. No mata-mata, os confrontos são decididos em jogos de ida e volta, com a segunda partida na casa do clube de melhor desempenho.

Jogos dos gaúchos pela 13ª rodada

Sábado (19) – ACBF 4 x 1 Cruzeiro (18h30min)

Terça-feira (22) – Atlântico x Campo Mourão (19h)

Terça-feira (22) – Magnus x Vélez Camaquã (20h)

13ª rodada terá início neste sábado (19).