UEFA
Ginásio palco das finais do Final Four

A fase final da UEFA Futsal Champions League chega a Palma de Mallorca na sexta-feira, com os embates das semifinais a serem disputados no Velòdrom Illes Balears.

Antevemos a ação quando dois ex-campeões portugueses enfrentam dois estreantes na fase final. O play-off do terceiro lugar e a final são ambos no domingo.

Sporting, com grande parte da conquistadora seleção portuguesa. chegaram à final da Liga dos Campeões cinco vezes em seis temporadas com dois títulos em 2019 e 2021, embora tenham perdido por 4 x 0 na decisão do ano passado contra o Barça. A vitória por 10-2 sobre o Ferreira do Zêzere no passado fim-de-semana garantiu o primeiro lugar na época regular portuguesa, num dia em que Nuno Dias, que detém o recorde de 57 jogos de futsal da UEFA à frente de um único clube, treinou o Sporting pela 500ª vez.

O Anderlecht (conhecido até o ano passado como Halle-Gooik) está em sua fase final de estreia, o primeiro time belga a chegar tão longe desde o ex-campeão Action 21 Charleroi em 2007. Um de seus principais resultados no caminho para as finais foi um 5-5 empate com o Barça, que viria a destronar pelo saldo de gols na rodada de elite. O seu plantel tem muita experiência, com destaque para o melhor marcador da qualificação, Diogo, duas vezes vice-campeão desta competição ao serviço do Sporting, enquanto o treinador Luca Cragnaz era guarda-redes do Charleroi quando venceu em 2004/05 e agora espera ser o primeira pessoa a reivindicar este título como jogador e treinador.

Gréllo, o maior artilheiro de todos os tempos do clube, descansou ao completar uma vitória agregada de 27–4 nas quartas de final do play-off da liga belga contra o Malle-Beerse; eles já ganharam a Copa da Bélgica no mês passado. Poderá o Anderlecht seguir eliminando o Barça, campeão em 2020 e 2022, eliminando o único outro clube a conquistar este título desde que a Taça UEFA de Futsal foi renomeada em 2018/19?

Estatística importante: João Matos, do Sporting, está prestes a tornar-se no primeiro jogador a chegar aos 75 jogos em clubes de futsal da UEFA.

Estreante e anfitrião da final, o Palma terá uma torcida apaixonada em sua antiga casa (eles costumam jogar na estrada no Palau Municipal d’Esports de Son Moix), pois pretendem manter o título na Espanha, cujos clubes venceram 11 das últimas 21 edições. Grande parte do plantel já esteve nestas finais antes, incluindo Mario Rivillos, bicampeão com o Inter FS. O Palma está em segundo lugar na classificação espanhola, atrás do Barça, que negou a eles uma primeira grande honra na temporada passada na final do play-off.

O Benfica, medalhista de bronze na última temporada, terminou em terceiro na temporada regular de Portugal e em março substituiu o técnico Pulpis por Mário Silva, que foi adjunto de Joel Rocha nas águias de 2014 a 2021. Um de seus primeiros atos foi levá-los à vitória em a Taça de Portugal com uma vitória por 4-1 na final sobre o Sporting (uma decisão que pode repetir-se no domingo), incluindo dois golos do internacional brasileiro Diego Nunes, que chegou no verão passado vindo do Palma depois de desempenhar um papel crucial na ajuda aos espanhóis final do play-off, ganhando este título europeu.

O Palma tem seus próprios ex-jogadores do Benfica em Hossein Tayebi, que fez a jogada oposta na próxima temporada, e Chaguinha.

Dados importantes : o Benfica aponta para a sua terceira final, embora nunca tenha vencido uma eliminatória fora de Lisboa (tendo sido campeão como anfitrião em 2010 e vice-campeão seis anos antes num formato diferente, quando a final foi entre dois mini-torneios vencedores).