Hedgard Moraes
Minas x Atlântico pela Final do Talentos LNF 2024 | Foto: Hedgard Moraes/ MTC

Não consta nos mais de 500 gols marcados no Talentos LNF 2024, mas simbolicamente, a primeira edição do campeonato sub-20 foi também um golaço sob todos os aspectos. O campeonato da categoria repetiu a competitividade característica dos adultos e, no final, premiou um clube com tradição de desenvolvimento das categorias de base. O Minas, além do primeiro troféu, teve o artilheiro da competição transmitida ao vivo em quase sua totalidade.

Ao todo foram marcados 566 gols nas 96 partidas realizadas entre os 23 clubes disputantes. A primeira fase foi dividida em cinco grupos até que houvesse a definição dos duelos eliminatórios. Praticamente todos os jogos tiveram a cobertura ao vivo.

O canal da LNFTV no YouTube, o Canal do Paulinho Japonês, o Canal do Capita e o BandSports na reta final, deram a vitrine para que os novos talentos do futsal nacional mostrassem o trabalho. Camilo, pivô do time campeão terminou a competição como o goleador marcando 12 gols, junto com Erik, também do Minas, e Teillor, do Atlântico.

O Minas teve também o melhor ataque com 58 gols marcados. A melhor defesa foi a do Taubaté que sofreu somente 11. O Corinthians terminou como o melhor mandante e melhor visitante. O Timão, aliás, foi uma das equipes que ficou no caminho dos Playoffs justamente para os campeões. Além dos paulistas, os mineiros eliminaram o Joinville, o Jaraguá e o Atlântico na grande final, em Belo Horizonte.

Uma das novidades da temporada da LNF, o Talentos LNF certamente voltará aos ginásios com a mesma intenção da primeira edição e com melhorias a serem feitas. A premissa de movimentar as categorias de base, expandir o trabalho das comissões técnicas e movimentar as comunidades foi atingida.