Começou nesta segunda-feira o X Seminário Nacional de Formação Esportiva. O evento acontece até o dia 26 na cidade de Campinas e representa um marco na capacitação e desenvolvimento do esporte brasileiro. Promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes, o encontro contou com a participação de Cladir Dariva, presidente da LNF.
“Tivemos acesso ao conhecimento das performances dos grandes clubes, como o Minas, Praia Clube, Pinheiros e Flamengo e da base que eles tiveram para as suas conquistas. Os estágios que eles passaram, as conquistas e como seguem no topo. (…) Estamos propondo que, de 2024 em diante, com recursos, materiais, equipamentos, possamos incentivar muito as nossas equipes em busca desse crescimento.”, projetou o dirigente.
Dentre outros aspectos, o Seminário trata das relações do CBC junto a Clubes, Confederações e Ligas Nacionais, como é o caso da Liga Nacional de Futsal. De olho no Programa de Formação de Atletas, desde já existe a atenção para a formação do próximo ciclo olímpico. Os jogos Olímpicos de 2026 serão disputados em Los Angeles, nos Estados Unidos. O CBC incorporou o Futsal ao seu programa nessa temporada, através da LNF, por ser um esporte de criação nacional, seguindo as novas diretrizes da entidade.
Nesta terça-feira, Arialdo Boscolo, Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, subirá ao palco para compartilhar a trajetória do programa ao longo dessa década, revisitando momentos marcantes, desde as conquistas até os desafios enfrentados, destacando como o CBC, em parceria com Clubes, Confederações e Ligas Nacionais, moldou o cenário esportivo nacional.
Dentro da organização do evento, os participantes poderão levar para discussão os debates específicos de cada modalidade e federação para estimular a troca de conhecimento e experiência.