Andre PAIN
Gianni Infantino, presidente da FIFA | Foto: Andre PAIN

Um movimento que ganhou força durante a Copa do Mundo de futsal, no Uzbequistão em 2024, voltou a ser manchete nesta semana: a presença do esporte nos Jogos Olímpicos.
A partir da decisão tomada pelo Conselho Executivo do COI – Comitê Olímpico Internacional – de aumentar o número de seleções femininas no torneio de futebol, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, voltou a defender a presença do futsal no calendário da Olimpíada.

— Nossas organizações estão convencidas de que o futebol feminino merece muito mais representação e visibilidade nos Jogos Olímpicos, e esta medida é o resultado dessa convicção. Agradecemos ao COI pelas discussões frutíferas que farão de Los Angeles 2028 um evento inovador. Continuaremos trabalhando com nossos parceiros para incorporar o futsal e o futebol de praia ao programa olímpico — enalteceu Infantino.

Atual hexacampeão
O Brasil é o atual hexacampeão do mundo no futsal masculino. E em novembro, nas Filipinas, vai ocorrer a primeira Copa do Mundo feminina. A seleção brasileira já está classificada para o torneio e lidera o ranking da Fifa.