Transmissões ao vivo, redes sociais, games, aplicativos e sites de apostas têm transformado a forma com que as pessoas consomem esportes. De acordo com uma pesquisa feita pelo Think With Google, especialmente depois da pandemia, os hábitos e o consumo de esportes mudou. Para muitos, a própria sala de estar passou a substituir as arenas e os estádios, e mais de 40% dos espectadores fazem buscas sobre a modalidade durante a partida. Além de apenas assistir, muitas vezes, o espectador se transforma em influenciador — faz comentários ao vivo, conversa e interage com outros torcedores e aposta ativamente no resultado da partida.
Outra característica que tem mudado no Brasil é a modalidade dos esportes consumidos. O futebol segue sendo a paixão da maioria dos brasileiros, mas outras modalidades têm ganhado a atenção do público — a exemplo do futsal, que é muito parecido em regras e desempenho técnico. Hoje, esse já é o terceiro esporte mais assistido do país, com fãs e torcedores em diversos estados. Os sites de apostas esportivas, tão significativos para colaborar com a audiência dos esportes, também estão impactando de forma intensa o futsal.
O efeito das apostas
Primeiramente, as apostas criam um novo nível de envolvimento para os torcedores, tornando cada partida mais emocionante e intensa. Isso pode atrair um público mais amplo, inclusive aqueles que não têm um interesse prévio na modalidade. Além disso, as apostas podem promover uma conexão mais profunda entre os torcedores e as equipes, pois os fãs se tornam mais investidos nos resultados.
Como reflexo, isso leva a uma maior fidelidade dos torcedores, que passam a acompanhar mais de perto as partidas e eventos relacionados ao futsal. A visibilidade aumentada resultante das apostas também pode atrair patrocinadores e investimentos, que contribuirão para o desenvolvimento do esporte em termos de infraestrutura e competição.
Jota Deschamps é comunicador e narrador de futsal, e em Santa Catarina, é responsável por narrar os jogos do Joinville Esporte Clube. Segundo ele, a dinamicidade e a emoção do futsal tem contribuído para que mais pessoas, sites e aplicativos de apostas, se interessem pelo esporte, o que gera uma experiência positiva no aumento da audiência.
— O futsal tem muitas variantes que atraem os sites de apostas. O placar final de uma partida, por exemplo, pode mudar até o último segundo. Essa dinâmica é altamente chamativa para o mercado de apostas, e isso tem ficado cada vez mais claro. Prova desse alto interesse é a própria Liga Nacional de Futsal 2023, que tem um grande site nos naming rights da competição e ainda outros dois portais de apostas como parceiro — afirma.
A participação dos influenciadores
Outra grande estratégia que tem contribuído para aumentar a audiência e impulsionar a economia relacionada ao futsal é a participação de influencers digitais. Com suas grandes bases de seguidores e presença nas redes sociais, eles têm a capacidade de gerar entusiasmo em torno do esporte de maneira única.
Quem opta por focar neste nicho compartilha conteúdos específicos, como vídeos de jogadas espetaculares, análises de partidas e até mesmo participação em eventos e campeonatos, alcançando um público que talvez não fosse tão engajado com o futsal de outra forma.
— Como o futsal de alto rendimento ainda não é massificado, é preciso “furar as bolhas” para atingir mais gente. Os influenciadores têm tido essa missão de conversar com seus diferentes perfis de público e apresentar a modalidade para pessoas das mais variadas idades, classes e regiões. Dessa forma, o esporte tem potencial para chegar a lugares que habitualmente não chegaria — afirma Jota.
De acordo com o comunicador, outra grande plataforma que tem contribuído para o engajamento do esporte é o streaming. Ele comenta que, apenas em 2021, a emissora parceira da Liga Nacional de Futsal alcançou mais de 54 milhões de pessoas, e esse patamar só está crescendo. Essa característica demonstra que elas estão dispostas a pagar para assistir seus times favoritos.
O show do esporte
Mais do que uma simples partida, o futsal tem oferecido verdadeiros shows esportivos para a audiência. Um exemplo disso é o próprio JEC, que tendo como referência a forma americana de fazer esporte, tem buscado trazer entretenimento e uma boa experiência aos apaixonados por esporte. Os jogos do time contam com show de luzes, participações de mascotes, sorteios, ações extras no entorno do ginásio e interações com líderes de torcida e jogadores.
— O futsal tem um apelo muito familiar, o perfil de público é mais abrangente do que aquele que costuma frequentar estádios de futebol, por exemplo. Os mascotes aproximam ainda mais a criançada, quebram o gelo e mostram que o futsal não é só aquilo de dentro das quatro linhas, mas é uma experiência que extrapola o âmbito esportivo. E é gerando essa conexão que se criam novos torcedores e novos consumidores da modalidade — afirma Jota.