Guilherme Gandra Moura, o corajoso jovem torcedor do Vasco da Gama que conquistou os corações do futebol brasileiro, ganhou o Prêmio Fã da FIFA 2024.
Em junho passado, ‘Gui’, de oito anos, que sofre de uma rara condição genética conhecida como epidermólise bolhosa, foi colocado em coma após adoecer com pneumonia. Ele acordou depois de 16 dias, com o vídeo dele e de sua mãe se reencontrando rapidamente se tornando viral.
O jovem brasileiro é um fã devoto do Vasco da Gama e foi auxiliado em sua recuperação pelo então jogador estrela do clube, Gabriel Pec, que o visitava regularmente no hospital. Assim que Gui conseguiu deixar o hospital, ele foi apresentado ao resto do time e foi escolhido como mascote para um jogo em agosto de 2023.
Gui também conquistou o carinho de torcedores do país inteiro, incluindo os dos arquirrivais do Vasco, Flamengo e Fluminense.
O FIFA Fan Award foi lançado em 2016 e celebra uma expressão excepcional de comprometimento de um fã ou grupo de fãs, independentemente da liga, gênero ou nacionalidade. O prêmio também pode ser concedido por um momento ou gesto que tenha tocado o mundo do futebol.