Sexto colocado na Liga Nacional de Futsal, o Praia Clube tem o sistema defensivo como principal destaque da equipe na temporada. A equipe de Uberlândia tem a melhor defesa do torneio, com apenas 19 gols sofridos em 17 jogos, e passou quatro jogos consecutivos sem sofrer gols, estabelecendo um novo recorde na LNF.

Bruno Cunha 2
Praia Clube tem melhor defesa da Liga Nacional de Futsal

A marca é a maior da Liga Nacional de Futsal desde que o campeonato se tornou independente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), em 2015. Antes, o Joaçaba, em 2018; o Carlos Barbosa, em 2021; e o Jaraguá, em 2023, haviam passado três partidas consecutivas sem serem vazados.

A sequência começou com a vitória sobre o Tubarão por 1 a 0, pela 13ª rodada, e só terminou na 18ª, com o empate em 1 a 1 contra o Corinthians. Somando os minutos sem sofrer gols — incluindo o fim da 12ª rodada e o começo do jogo contra o Timão até o time ser vazado — foram 150 minutos sem ter as redes balançadas, número impressionante em um esporte dinâmico como o futsal.

150 minutos sem sofrer gols

12ª rodada: Blumenau 2×5 Praia Clube (últimos 29 minutos sem sofrer gols)

13ª rodada: Praia Clube 1×0 Tubarão (40 minutos)

14ª rodada: Esporte Futuro 0x2 Praia Clube (40 minutos)

15ª rodada: Praia Clube 4×0 Minas (40 minutos)

16ª rodada: Marreco x Praia Clube (jogo adiado)

17ª rodada: Praia Clube 8×0 Assoeva (40 minutos)

18ª rodada: Corinthians 1×1 Praia Clube (primeiros 11 minutos sem sofrer gols)

Bruno Cunha 2
Gian Wolverine, goleiro do Praia Clube na LNFJosemar Ribeiro, preparador de goleiros do Praia Clube

Alguns dos responsáveis pela sequência positiva da defesa são os goleiros. O trio formado pelo experiente goleiro Gian Wolverine, de 39 anos, e pelos jovens Thiago e Giuliano, reservas, tem contribuído com boas defesas e passou 6 das 17 rodadas sem ser vazada.

Responsável pela preparação de goleiros do time adulto do Praia há cinco temporadas, o auxiliar técnico Josemar Ribeiro elogiou o desempenho dos arqueiros aurinegros, mas reconheceu a contribuição dos demais jogadores do elenco com a dedicação na marcação.

— Nosso departamento de goleiros vem treinando bastante, se preparando para os jogos, para as situações específicas de cada adversário. Mas, mais ainda, é valorizar o trabalho global da equipe, com os jogadores de linha. Nossa maneira de marcar está sendo eficiente, e quando por ventura alguma bola passa, os goleiros estão conseguindo executar as defesas — afirmou.

Bruno Cunha
Josemar Ribeiro, preparador de goleiros do Praia Clube

— Nossa defesa se diferencia das demais da LNF porque fazemos uma defesa por ajuda, por zona. Temos passado bastante confiança nos atletas e tenta oferecer a melhor possibilidade de gol também na parte de defesa — acrescentou o técnico do Praia Clube, Alemão.

Com a solidez defensiva como arma, o Praia Clube volta à quadra na sexta-feira, às 18h, para receber o Santo André na Arena Praia. A equipe está na sexta posição, com 35 pontos, e tem um jogo a menos que os principais adversários.