FPF
Portugal derrotou o Japão pela segunda vez em uma semana

A Seleção Nacional de Futsal voltou a vencer, esta segunda-feira, o Japão, por 2-1, no segundo jogo de preparação entre as equipas no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. No primeiro embate, no passado sábado, Portugal venceu por 4-1.

Recorde-se que a formação orientada por Jorge Braz prepara a participação na fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024.

Quanto ao jogo desta segunda-feira, o Japão entrou personalizado e foi a primeira equipa a criar perigo. Yamada testou a atenção de André Correia no minuto inicial. A equipa asiátiva veio diferente para para este segundo jogo e teve mesmo mais bola no período inicial da partida. Yusei Arai voltou a ameaçar aos 6’. No minuto seguinte, grande jogada de Afonso: tirou da frente um adversário com classe e picou por cima do guarda-redes, com a bola a sair ao lado.

Aos 12′, chegou o primeiro de Portugal. A equipa orientada por Jorge Braz jogou com Zicky no apoio e o pivô de 22 anos atira de calcanhar para o 1-0, batendo Kurumoto. Nesta altura, Portugal tinha ascendente, criava desequilíbrios e o Japão já não conseguia ser tão pressionante como no início da partida. À passagem dos 18’, nova combinação com Zicky a dar frutos. Bruno Coelho apoia-se em Zicky, recebe na frente isolado e faz o 2-0.

A primeira parte terminou com a Equipe das Quinas dominante, com boas combinações e com um jogo de pivô sempre perigoso.

O início do segundo tempo foi algo morno, sem grandes jogadas perigosas perto das balizas. O Japão viria a reduzir com um golo aos 27′, anotado por Shoto Yamanaka. Dois minutos volvidos e André Coelho esteve perto do golo. Bola parada cobrada por Pany e o fixo português a atirar à malha lateral. Pouco depois, Edu avança com a bola e também dispara com perigo. Pany, aos 37′, na sua jogada habitual pela esquerda, atirou forte, mas Kuromoto defendeu.

Nos derradeiros minutos do encontro, o Japão tentou tudo para empatar ao apostar no 5×4, mas a opção não teve grandes resultados práticos.

A formação orientada por Jorge Braz prepara a participação na fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024.