A Seleção Portuguesa venceu, nesta sexta-feira, o primeiro de dois encontros de preparação diante da Itália, por 3-0. Numa partida disputada no Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde, os tentos de Tiago Brito (4′), Carlos Monteiro (21′) e Pany Varela (31′) garantiram a vitória aos comandados de Jorge Braz.

FPF
Portugal vence Itália em amistoso

Este jogo ficou ainda marcado por ser a convocação de número 150 de Bruno Coelho, bem como a estreia de quatro jogadores: Diogo Santos, Carlos Monteiro – que até marcou, Kutchy e Rúben Teixeira.

Quanto ao filme do jogo, a primeira parte foi equilibrada, com oportunidades para ambos os lados. Portugal foi mais eficaz e logo a abrir, Tiago Brito inaugurou o marcador (4′), causando o primeiro momento de grande alegria nas bancadas cheias de adeptos portugueses.

A partir desse momento, a Itália soltou-se, foi criando mais oportunidades de gol, mas Edu era uma barreira absolutamente intransponível, na baliza portuguesa. Já no outro lado do campo, o guardião italiano ia também dando conta do recado no que às várias investidas portuguesas diz respeito.

A segunda parte começou com Portugal novamente mais perigoso e num dos primeiros avisos, chegou novo gol. Carlos Monteiro abrilhantou a sua estreia com um gol, fazendo o 2-0 na partida. O camisa 5 português, que é natural de Vila do Conde, atirou a contar logo no primeiro minuto do segundo tempo, num momento que certamente jamais irá esquecer.

A faltarem 13 minutos para o final, a Itália avançou o goleiro e começou a arriscar no 5×4. Contudo, Portugal mantinha-se exímio no processo ofensivo e a Itália tinha muitas dificuldades em arranjar condições para preparar o remate.

A Equipa das Quinas apresentava-se coesa a defender e letal a atacar e já no minuto 31, Pany Varela aumentou o placar para 3-0, com um remate forte à entrada da área adversária.

Até ao final do encontro, Portugal tentou dilatar a vantagem, sobretudo através do aproveitamento do adversário estar a jogar com goleiro avançado. Contudo, o resultado não mais se alterou e os comandados de Jorge Braz acabaram mesmo por vencer por 3-0.

Recorde-se que estes encontros têm como objetivo preparar a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo, a começar no início da próxima temporada, sendo que este é o derradeiro momento de trabalho da Equipa das Quinas na época 2022/2023.

A segunda partida está agendada para domingo, dia 16, pelas 20h00, no mesmo local.

FPF
Portugal vence Itália em amistoso

Portugal 3-0 Itália

Portugal (cinco inicial): Edu, André Coelho, Bruno Coelho – Cap., Tiago Brito e Zicky.

Suplentes utilizados: André Correia, Gonçalo Sobral, Afonso, Erick, Pany, Diogo Santos, Rúben Teixeira, Kutchy, Carlos Monteiro e Neves.

Treinador: Jorge Braz

Gols: Tiago Brito (4′), Carlos Monteiro (21′) e Pany Varela (31′)

Itália (cinco inicial): Jurij Bellobuono, Carmelo Musumeci – Cap., Alex Merlim, Gabriel Motta e Cristopher Cutrupi.

Suplentes utilizados: Sebastiano Tornatore, Samuele Yaghoubian, Gennaro Galletto, Lorenzo Etzi, Gabriel Pazetti, Antonino Isgró, Francesco Liberti, Enrico Donin, Nicola Cutrignelli e Marcelo Padilha.

Treinador: Massimiliano Bellarte