FPF
Portugal segue imparável na Europa

Portugal venceu esta quarta-feira a Armênia, por 7-1, na Póvoa de Varzim, em jogo relativo à 4.ª jornada do Grupo E da Ronda de Elite de acesso ao Mundial’2024.  Com este triunfo, a Equipa das Quinas passa a somar 12 pontos na liderança do Grupo E, sendo que a Geórgia conta com sete.

Quanto ao jogo, a Armênia entrou forte e conseguiu colocar-se em vantagem logo aos 2′, com Vladimir Sanosyan a inaugurar o marcador, após uma desmarcação no meio. A resposta de Portugal foi imediada. Pany Varela tem uma jogada individual da esquerda para o meio e dispara muito colocado para o empate.

A equipe das Quinas acertou a dinâmica defensiva e ofensiva, aumentou a intensidade e deu a volta ao marcador. Primeiro, Afonso isolou-se e, num gesto técnico emblemático, picou por cima do guardião arménio para o 2-1 (8′). No mesmo minuto, a formação de Jorge Braz aumentou, com Zicky a faturar, ao aproveitar um erro grave na saída de bola do adversário.

A Armênia conseguiu reagir e, aos 10′, Mnatsakanyan obrigou Edu a uma defesa apertada. Aos 17′, Edu descobre Neves na frente com um lançamento longo e o pivô português atira para o 4-1.

Na segunda parte, a Armênia apostou forte na subida do guarda-redes e conseguiu ter alguma bola. Aos 25′, Tomás Paçó aumenta a contagem. Canto de Pany e o fixo português atira forte para o 5-1. Aos 30′, Kutchy rouba uma bola, inicia o contra-ataque e vai finalizar mais à frente, a passe de André Coelho. O jovem ala fez assim o seu primeiro golo pelos AA. À passagem dos 31′, Zicky aumenta a contagem e bisa. O pivô marcou depois de uma bola de primeira de Tiago Brito na esquerda. Até ao final, destaque para a estreia de Cristiano pelos AA.

Portugal segue na liderança isolada do Grupo E da Ronda de Elite, contando com 12 pontos, mais cinco que a Geórgia, que empatou com a Finlândia nesta quarta-feira (3-3). Os finlandeses seguem com quatro, enquanto a Armênia tem zero.

A equipe das Quinas pode garantir o apuramento para o Mundial’2024 no próximo jogo, com a Finlândia, em dezembro. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.