FPF
Portugal sofreu derrota inesperada

Depois das vitórias frente a Cuba e Costa Rica, Portugal perdeu, este domingo, diante da Ucrânia, por 3-6, em mais um jogo de preparação para o Campeonato do Mundo de Futsal 2024, que se realiza no Uzbequistão.  A Equipe goza de uma folga nesta segunda-feira, regressando no dia seguinte ao trabalho em Rio Maior.

Este jogo ficou marcado pela 200.ª internacionalização de João Matos. Fábio Cecílio somou a sua 125 internacionalização e Zicky chegou ao jogo 50 pela SN AA.

Quanto às indicências do jogo, a Ucrânia entrou forte e André Correia negou o golo nos minutos iniciais. Aos 3’, Zicky esteve na cara do guarda-redes, mas desperdiçou o 1-0. O jogo estava muito competitivo, com ambas as equipas a criar perigo. Pelos 7’, bola parada para Portugal e remate forte de André Coelho.

Na resposta, Andrii Melnyk fazia o primeiro do jogo, num disparo forte e bem colocado. Aos 10’, grande lance individual de Pauleta, sendo que o cruzamento não encontrou emenda. No minuto seguinte, jogada idêntica o ala com a camisola 14, que obrigou a uma defesa apertada de Sukhov. A Ucrânia viria a marcar o segundo golo aos 13’: Shoturma de bola parada direta. Na resposta, Zicky quase marcou. A Ucrânia chegou cedo à quinta falta e Bruno Coelho teve um livre de 10 metros após nova falta ucraniana, mas o guardião negou o tento português.

Portugal carregou e aumentou a intensidade. André Coelho e Zicky tiveram duas situações claras. Aos 16’, novo golo da Ucrânia no seguimento de uma bola parada. Shoturma atirou direto e fez o 3-0. Um minuto depois, André Coelho também dispôs de outro livre de 10 metros, mas permitiu a defesa do guardião adversário.

A Equipe das Quinas veio com mais intensidade e dinâmica na segunda-parte. Com Zicky como referência, Portugal conseguiu criar vários desequilíbrios na frente.Aos 26′, grande contra-ataque luso, com Erick a combinar com Bruno Coelho, que serviu Tiago Brito, que rematou à malha lateral. Aos 23′, canto para Portugal, jogada área para Fábio Cecílio, que reduziu com um remate de primeira. A Ucrânia viria a marcar mais um aos 30′, por intermédio de Cherniavskyi. Aos 33′, Bruno Coelho esteve perto de marcar, mas o seu remate saiu por cima. Pouco depois, Pany rematou de forma muito perigosa, após jogada individual na esquerda.

Aos 35′, Portugal dispôs de um livre perigoso. Tiago Brito assiste Fábio Cecílio para o 2-4. Até ao fina, Ucrânia viria a marcar mais dois: Mykola Mykytiuk (36′) e um auto-golo Fábio Cecílio (36′), com Lúcio Rocha a fazer o 3-6 (36′).

A Equipe das Quinas encerra, deste modo, mais uma semana do estágio para o Mundial. Depois deste jogo, a comitiva nacional gozará de uma folga na segunda-feira, voltando a Rio Maior na terça-feira para arrancar nova semana de trabalhos, que incluiu dois duelos com o Paraguai, a 2 e 4 de setembro.