Portugal perdeu, esta quarta-feira, frente à Geórgia, por 2-1, no Tbilisi Sports Palace, no encerramento da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo’2024. Portugal quebra, assim, um ciclo de mais de sete anos sem derrotas oficiais. Desde que foi eliminado do Mundial’2016 que a Equipa das Quinas não sofria uma derrota.
A formação portuguesa, recorde-se, já tinha assegurado o apuramento para o próximo Mundial que se disputa no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024. Portugal fechou o Grupo E desta Ronda de Elite com 15 pontos, mais seis que a Finlândia (menos um jogo), que ocupa o 2.º posto. Geórgia fechou com seis e a Arménia com três (menos um jogo).
Quanto ao jogo, Portugal e Geórgia tiveram um início dividido, com ocasiões periogosas para ambas as partes. Aos 3’, Chimakadze atirou ao poste, depois de um trabalho de pivô bem feito. Na resposta, Pany rematou à trave no seguimento de uma jogada individual pela esquerda. No mesmo minuto, a Geórgia ameaça novamente. Portugal depois pegou na partida e começou a dominar totalmente. Aos 5’, Diogo Santos remata ao poste, depois de uma bola parada. Três minutos volvidos e novo disparo aos ferros, neste caso foi Lúcio o protagonista.
Pelos 9’, Kutchy também chuta ao poste num contra-ataque conduzido por André Coelho. Portugal a comandar completamente e a Geórgia, para gerir o tempo, apostou no 5×4 para acalmar o ímpeto luso. Aos 15’, duas defesas de Edu impediram o golo georgiano. No minuto seguinte, Kutchy voltou a rematar ao poste. Foram cinco bolas nos ferros no primeiro tempo. Até ao intervalo, Portugal tentou inaugurar o marcador, mas o nulo manteve-se.
Na 2.ª metade do encontro, Portugal entrou com grande intensidade e Neves marcou logo aos 22′. Já depois de ter ameaçado no minuto anterior, o pivô finalizou de primeira um canto cobrado por Pany. Logo de seguida, Pauleta esteve perto do 2-0.
Roninho, aos 23′, obrigou Edu a uma defesa muito apertada. Neves, aos 30′, voltou a colocar em sentido o guardião adversário. À passagem dos 33′, a Geórgia marcou por intermédio de Chimba, após combinações pelo meio. Aos 39′, e já com Portugal com a quinta falta feita, Giorgi Ghavtadze fez o golo da vitória.